Cidade da Lapa



A Cidade da Lapa originou-se de um pequeno povoado às margens da antiga estrada da mata – uma parte do histórico caminho que ligava Viamão (RS) a Sorocaba (SP). Um desses conhecidos "pousos" dos tropeiros recebeu a denominação de Capão Alto, no ano de 1731, quando a capitania de São Paulo resolveu criar um registro para cobrança de pedágio de gado que transitava à margem do Rio Iguaçu. A Lapa ficou conhecida como Registro, embora fosse Capão Alto o nome original.

Passaram-se 239 anos e outras denominações até o nome Lapa.

Conheça um pouco mais da sua história e o que a Cidade Legendária, como a Lapa é conhecida, tem a oferecer. Cidade rica em turismo histórico, cultural e religioso, como a famosa Gruta do Monge. O município possui a quarta maior área territorial do Paraná, possui grande potencial turístico, tem um grande potencial agropastoril, sendo o maior produtor de fruta de caroço do Estado.

Destaca-se pela produção de produtos orgânicos e caseiros. Seu comércio e indústria estão em franco desenvolvimento, com novos investimentos para geração de emprego e renda.

Em sua história, a Lapa foi palco do Cerco da Lapa – Revolução Federalista. É uma cidade tranqüila, ótima para se morar e investir. Tem uma boa infra-estrutura de saneamento básico, escolas (inclusive de nível superior), transporte, saúde e lazer.

Conheça mais sobre a legendária cidade da Lapa visitando o nosso site. Você vai saber ainda o que a administração pública realiza com o dinheiro que arrecada, dentro da sua filosofia de um trabalho transparente voltado para melhorar ainda mais a qualidade de vida do povo lapeano.


CASA DA CÂMARA E CADEIA - MUSEU DE ARMAS



Localizada na Alameda David Carneiro, acesso a pé ou de carro permite visitas durante toda a semana das 9:00 às 17 horas. Possui livro de registro e permite-se o uso de máquina fotográfica.

Foi a primeira casa de detenção da cidade, construída na metade do século XIX e inaugurada em 1.868. O Plano para a construção da obra de cadeia foi feito em 1839, mas somente onze anos mais tarde, em 1848 foi dado início à obra, que foi inaugurada quase trinta anos após a sua edificação.

Como em Portugal, também no Brasil o imóvel de arquitetura luso-brasileira, simbolizava a autonomia municipal sendo visitado por D. Pedro II em 1880.

A construção é constituída na sua parte inferior de pedras areníticas da região e a parte superior feita em estuque (argamassa com cal, areia e pedras), sendo o único exemplar no Paraná e um dos poucos no Brasil.

A parte inferior da obra foi utilizada como cadeia a partir de 1862. Abrigou ainda o 13o. Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional, Museu e Escola Normal Novo Ateneu, sofrendo inúmeras descaracterizações. Posteriormente, passou por um processo de restauração com o objetivo de resgatar a arquitetura original, sendo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Para uma melhor visualização da construção foi necessária a demolição de duas casas que estavam ao lado do edifício. O Museu começou a ser projetado em 1972 e inaugurado dois anos mais tarde, com o interesse de abrigar o acervo particular de armas, referente à Revolução Federalista de 1.894, com o acervo variado, entre armas, fotolitos e objetos antigos, conserva ainda armas utilizadas nas Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

Atualmente em seu andar superior está a Câmara de Vereadores, e no pavimento térreo, desde 1993, o Museu de Armas

Casa Vermelha
CASA VERMELHA


LOCALIZAÇÃO:
Rua Barão do Rio Branco

ACESSO:
Rua Barão do Rio Branco, esquina com Hipólito de Araújo, acesso a pé ou de carro.

VISITAÇÃO:
De Terça à Sábado, das 9:00 às 17:00 horas.

IMPORTÂNCIA E DESCRIÇÃO:

Imóvel em cuja construção fez-se uso da técnica de pau-a-pique (Taquara e argila), constitui a residência mais antiga da cidade, estimando-se a data de sua construção por volta de 1868, pois serviu como pousada na fase do Tropeirismo. Atualmente representa o único exemplar desta técnica construtiva, podendo ser observada em uma das paredes do interior da casa.

Construção adquirida pela Prefeitura Municipal em 1982, foi restaurada pelo Governo Federal passando a chamar Centro de Artesanato Aloísio Magalhães em homenagem ao apoio dado à preservação do Patrimônio Histórico da Lapa. A casa foi pintada na cor vermelha, visando fazer uma alusão ao Tropeirismo, pois na época usava-se pinturas com cores fortes e marcantes.

Atualmente abriga o artesanato dos Clubes de Mães e da Família, apoiados pelo PRO-LAPA contando com 192 expositores, e ainda o Museu do Tropeiro que, com seu acervo, resgata a história da atividade tropeira dos tempos do Caminho do viamão, que contribuiu para a formação da cidade da Lapa.

A riqueza e beleza do artesanato torna quase obrigatória a parada neste local onde se destaca a cestaria, tapeçaria, pintura, esculturas em madeira entre elas canhões, objetos em jornal (lampiões), pequenas Lembranças da Lapa (chaveiros e ímas), bordado, tricô, crochê, velas perfumadas e decoradas, acolchoados de lã de carneiro e as delícias lapianas (mel, geléias, licores, cachaças, compotas, biscoitos).

Permite se fotografar seu interior, porém não é permitido tocar nos objetos pertinentes ao museu e o artesanato. Isento de taxa de visitação.




MUSEU CASA LACERDA


LOCALIZAÇÃO:
Rua XV de Novembro

VISITAÇÃO:
De Terça à Domingo, das 9:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas.

IMPORTÂNCIA E DESCRIÇÃO:

O Museu Casa Lacerda segue as normas do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Excelente exemplo de imóvel de estilo luso brasileiro, com cobertura de duas águas, amplo, de janelas retangulares e gracioso beiral (eira e beira), abaixo do qual se estendeu duas fitas de frisos ornamentais, quinze cômodos o que tornava transparente o poder aquisitivo do proprietário.

A casa foi construída entre os anos de 1842 e 1845 pela família Lacerda. Erguida em alvenaria de pedra, com as paredes internas de estuque (estrutura de peças verticais de madeira falquejada, com ripas horizontais em ambos os lados e revestidos com argamassa de cal e areia) abriga em seu interior interessantes objetos e móveis antigos que demonstram o modo de vida de uma família do século XIX.

O casarão em sua concepção original acumulou as funções comercial e residencial. Na década de 1920 foram realizadas algumas adaptações internas as quais não chegaram a descaracterizá-lo.

Durante a Revolução Federalista de 1894, serviu como quartel da Segunda Brigada. Neste solar foi assinada a Ata de Capitulação da Lapa. Esse fato histórico, motivou o tombamento do imóvel em 1938. No processo no. 37 inscrição no. 36 no livro do Tombo Histórico, em 1972 e o ato de tombamento pelo SPHAN, pelo processo no. 29 T, inscrição no. 12, no livro das Belas Artes, datado de 01/04/1938.

A Casa Lacerda é o único museu Federal na cidade da Lapa e oferece aos turistas a sensação nostálgica de viver no século XIX, em virtude da preservação da decoração original. Ainda proporciona outros atrativos culturais como uma gama diversificada de exposições, segundo exigências feitas pela doadora D. Cecília Lacerda. Para fotografar a parte interior da casa é necessária a permissão do IPHAN.



Interior da Casa LacerdaInterior da Casa LacerdaInterior da Casa Lacerda











Lapa TURISMOHotéis & Cia.


Pousadas e Hotéis


POUSADA SANTA BÁRBARA

Endereço: Av. Dr. Manoel Pedro, nº:2717
Telefone: (41) 3622-2259
Total de leitos: 08

Serviços oferecidos: quartos com frigobar, aquecedor, banheiro e TV. Possui em seus estabelecimentos sauna. Oferece também café da manhã.



HOTEL TURISLAPA RESIDENCE

Endereço: Rua Desembargador Westphalen, n.º: 302
Telefone: (41) 3622-1483
Total de leitos: 26

Serviços oferecidos: quartos com banheiro privativo, serviço telefônico, cofre coletivo, lavanderia, estacionamento, televisão nos aposentos e no saguão, frigobar e serviço de portaria 24h.



HOTEL DEGRAUS

Endereço: Av. Caetano Munhoz da Rocha, n.º: 914
Tel.: (41) 3622-2921
Total de leitos: 08

Serviços oferecidos: 04 quartos com banheiro privativo e 03 sem banheiro, lanchonete, lavanderia, estacionamento, televisão e ventilador nos aposentos e no saguão, serviço de copa e 02 instalações sanitárias coletivas. Incluso café da manhã.



HOTEL POUSADA TROPEIRA

Tel.: (41)3622-0055 e (41)3622-9190

E-mail: turismonalapa@uol.com.br

Web Site: www.pousadatropeira.com.br


Pousada Tropeira edificio de 1888, pertenceu ao Presidente da Provincia do Paraná, Joaquim d' Almeida Faria Sobrinho (Presidente Faria), serviu no início do século passado como parada e ponto de comércio com os tropeiros. Nos anos 80 foi transformado em pousada.


Recentemente recebeu novos investimentos em restauração e equipamentos. Conta atualmente com 21 apartamentos, divididos em Standard, executivo e luxo. Salão de eventos, estacionamento próprio e internet wireless em todas as dependências.
A Pousada está localizada no Centro Histórico da Lapa, antiga Rua das Tropas, atual Avenida Dr. Manoel Pedro, nº 2069.



HOTEL SÃO LUÍS

Endereço: Praça Castelo Branco, n.º: 300
Tel.: (41) 3622-1312
Total de leitos: 18

Serviços oferecidos: quartos sem banheiros privativos e sem cama extra. Possui 02 instalações sanitárias coletivas e TV no saguão até 22:00 horas.





POUSADA SALLES

Endereço: Rua Eduardo Santos Lima, n.º: 547
Telefone: (41) 3622-1275
Total de leitos: 15

Serviços oferecidos: apartamentos com TV e frigobar, uma suíte com banheira de hidromassagem, além de conter uma sala para leitura. Oferece café lapiano. Possui estacionamento para motos, carros e camionetas.

Web Site: www.sallespousada.com.br



HOTEL TROPEIRO

Endereço: BR 476 - Rodovia do Xisto - Próximo ao Hospital São Sebastião
Telefones: (41) 3622-2539
Total de leitos: 44

Serviços oferecidos: Suítes com TV 21", Internet, ar condicionado, frigobar (opcional), salão para reuniões e eventos e ampla sala de recepção

E-mail: hoteltropeirodalapa@yahoo.com.br

Web Site: www.tropeirodalapa.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop