O Cofre do Dr Rui - Tom Cardoso
Como a Var-Palmares de Dilma Roussef comandou o maior assalto da luta armada no Brasil
Analisado por: Rodrigo Barros
Técnica Gênero: Ditadura Militar
Publicado por: Editora Civilização Brasileira
Autor: Tom Cardoso
Positivo: De linguagem – e preço – acessível, o livro também é bem escrito e recheado de detalhes que servem para ligar os pontos e levar coesão à narrativa
Negativo: Algumas expressões utilizadas pelo autor parecem render uma imagem quase mítica de alguns personagens. Uma artimanha pobre para tornar o relato mais interessante
Avaliação: 3 / 5 - Bom
Analisado por: Rodrigo Barros
Fragmento da ficha de captura da atual Presidente da República, nos tempos da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares
Escrito pelo jornalista Tom Cardoso, o livro “O Cofre do Dr. Rui” conta a história do maior assalto realizado pela luta armada nos tempos da ditadura militar aqui no Brasil. Um cofre que pertencia a ninguém menos que o ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros – famoso pelos escândalos e pelos desvios de verba – foi roubado de uma mansão com certa facilidade pela organização guerrilheira comunista VAR-Palmares (a mesma organização que Dilma Rousseff fez parte).
Os guerrilheiros não tinham ideia da quantia que se encontrava no cofre, o que acabou por chocar a todos, uma vez que foram removidos 2,5 milhões de dólares, muito mais do que o suficiente para tirar da miséria as organizações guerrilheiras que faziam parte da oposição ao governo. Mas os problemas começaram a surgir com a partilha da quantia, uma vez que a cobiça e os interesses particulares foram atiçados pela grande soma em dinheiro.
Traições e assassinatos dentro do próprio movimento começam a se tornar frequentes, além das respostas dadas pelas forças policiais, como as execuções e sessões de tortura realizadas nos capturados. O assalto não só não havia ajudado o movimento, como também ajudara a desmantelá-lo quase que por completo, forçando a fuga de muitos dos militantes para outros países.
Comentários
Postar um comentário