Curitiba é hoje cidade mais engraçada do Brasil; veja razão
Para desconstruir fama de que é uma cidade pouco receptiva, prefeitura abandona “oficialismo” e abusa do humor para interagir e informar população nas redes sociais
São Paulo – Ao invés de causar confusão pelas ruas de Londres, como fizeram no filme "A Câmara Secreta", Harry Potter e Rony Weasley resolveram infringir as leis de trânsito em terras brasileiras e não escaparam de uma bronca.
Fora das telas de cinema, essa é uma cena que você jamais esperaria encontrar em uma página oficial de um órgão público. Não se o órgão em questão for a Prefeitura de Curitiba.
A página no Facebook da “Prefs” – como é apelidada carinhosamente pelos fãs na rede social – ganhou notoriedade nacional ao abandonar de vez o “oficialismo” e abraçar a linguagem informal e o bom humor, típicos da internet, para se comunicar com apopulação sobre temas relevantes do dia a dia (veja exemplos ao final).
A "ousadia" das publicações não se limita às constantes referências ao universo fantástico do famoso bruxo.
Em um dos posts mais populares, por exemplo, personagens do desenho “Hora de Aventura” são usados para fazer graça com o céu comumente nublado da cidade. Ao mesmo tempo, a publicação lembra do perigo de ficar em lugar descoberto em dias de nuvens carregadas.
Com quase 10 mil curtidas, a imagem do arco-íris flutuante em um dos pontos turísticos mais famosos da cidade “viralizou” na internet.
O sucesso motivou até mesmo uma resposta, em tom de brincadeira, do Cartoon Network, detentor dos direitos da animação.
Tantas piadas, no entanto, não são gratuitas. Elas têm como objetivo estreitar a relação com os moradores, incentivando sua participação em temas relevantes para a cidade.
Utilizando essa linguagem mais leve, a página divulga, entre outras coisas, serviços importantes, promove campanhas de interesse público e faz intermédio ao vivo em audiências públicas, enviando e respondendo a perguntas dos internautas.
Outras prefeituras
O modelo, inovador no Brasil, foi instaurado em março de 2013, pela equipe de mídias sociais da administração municipal. Desde então, já são mais de 127 mil fãs no Facebook e 23 mil seguidores no Twitter.
Talvez um dos segredos da popularidade seja também o fato de que a conta é completamente desvinculada da imagem do prefeito, evitando que o espaço seja usado para eventuais propagandas partidárias.
Em comparação a outras capitais, Curitiba supera até mesmo o Rio de Janeiro, que tem o triplo da população, mas apenas 104 mil fãs. Já São Paulo nem mesmo possui página oficial centralizada no Facebook.
Curtiu?
A avaliação dos usuários é, em sua maioria, positiva. “Esta página é um exemplo de que os órgãos governamentais precisam se reinventar em relação à comunicação com os cidadãos e se adequar às novas formas de interação social”, comenta um internauta.
No entanto, há quem critique a “inadequação” na forma com que o conteúdo é apresentado. “A postagem precisa amadurecer, e entender que o canal de comunicação de uma cidade é uma coisa séria e não um mural para postar músicas e piadas adolescentes”, recrimina outro.
No geral, tanto comentários positivos quanto negativos são respondidos pela equipe que administra a página.
Comentários
Postar um comentário