Nelson Jobim diz que destroços são do voo 447 da Air France
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje que um avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) identificou diversos materiais (fios e metais) que compõem uma aeronave em uma faixa de cinco quilômetros de extensão. Assim, segundo ele, não há mais dúvidas que se trata do Airbus da Air France que desapareceu no domingo à noite nas proximidades da costa brasileira, quando fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris. As declarações do ministro foram feitas durante entrevista coletiva no hotel Windsor, na Barra da Tijuca, na capital fluminense.
Jobim disse que já solicitou ao Ministério das Relações Exteriores que comunique ao governo francês que o Brasil vai começar as buscas pelos corpos. Se encontrados, eles deverão ser encaminhados para Recife, em Pernambuco. De acordo com o ministro, as investigações ficam sob responsabilidade do governo na qual a aeronave foi registrada, no caso, a França. O Brasil ficará responsável pela busca de corpos e destroços.
Jobim crê que ainda é possível achar caixa-preta de avião
Agência Estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou hoje, na Cidade da Guatemala, que conversou com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre as buscas na região do Oceano Atlântico onde desapareceu o Airbus da Air France e que o ministro manifestou esperança de que ainda se possa encontrar a caixa-preta da aeronave. "Um país que acha petróleo a 6 mil metros de profundidade pode achar um avião a 2 mil", disse o presidente.
Embora ainda não se saiba oficialmente o que aconteceu com o voo 447 e seus 228 ocupantes, Lula declarou que o governo brasileiro fará "o possível e o impossível" para localizar os destroços do Airbus. "O melhor que poderia acontecer é que se consiga chegar lá para que se possa entregar as pessoas às famílias", afirmou.
Lula contou ter recebido de Jobim a informação de que, na madrugada de hoje, um avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) viu o que parecia ser uma mancha de óleo sobre a lâmina d'água, na região. "Essas informações sobre as distâncias entre as coisas que estão sendo encontradas mostra que há na região uma corrente marítima que pode levar os destroços para vários pontos." Lula disse que continua sendo informado permanentemente pelas autoridades aeronáuticas brasileiras sobre as operações de busca pela aeronave.
Comentários
Postar um comentário