Fundação Vila de São Francisco do Sul



O efetivo povoamento da região de São Francisco do Sul, iniciou em 1658, com "Manoel Lourenço de Andrade", que trouxe consigo, além de sua família, grande número de escravos, gados, instrumentos agrícolas e ferramentas para exploração de minas.

A povoação foi elevada à categoria de Vila em 1660 e em 1665 São Francisco do Sul foi elevada à Paróquia.

Gabriel de Lara sucedeu Lourenço de Andrade, após o falecimento deste, exercendo o governo da Vila em Paranaguá, onde era Capitão Mor.

Episódio inesquecível na memória dos francisquenses foi a passagem como Capitão Mor de Domingos Francisco Francisques (o Cabecinha).

Há relatos de que imprimiu certo progresso à Vila, mas exercendo o poder de forma totalitária, utilizando-se de violência para atingimentos de seus fins. Dos acontecimentos trágicos que marcaram sua estada em São Francisco do Sul, destaca-se o episódio com o Pároco da Vila, Frei Fernado, que teria sido deixado à deriva, em uma velha Canoa, provido apenas de uma porção de peixe seco.

Ainda existe na localidade de Laranjeiras, trincheira construída com pedras soltas, que segundo a tradição, teria sido edificada por pessoas que por ali passavam e eram obrigadas a "colaborarem" na construção, pelo violento e autoritário "Cabecinha".

Os crimes do Capitão-Mor acabaram por chegar ao conhecimento das autoridades que o destituíram e o processaram à revelia, pois este embrenhou-se nas matas e dele não se teve mais notícias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Fotos de Madonna completamente nua aos 21 anos vão a leilão, veja estilo cabeludo