A Autopoiese e nós com isso.......
A teoria autopoiética tem como idéia básica um sistema organizado auto-suficiente. Este sistema produz e recicla seus próprios componentes.
O termo Autopoiese foi criado pelos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela para designar a capacidade dos seres vivos de produzirem a si próprios. Segundo esta teoria, um ser vivo é um sistema autopoiético, caracterizado como uma rede fechada de processos, onde as partes produzidas geram com suas interações a mesma rede de partes que as produziu.
A conservação da autopoiese e da adaptação de um ser vivo ao seu meio são condições sistêmicas para a vida. Portanto um sistema vivo, como sistema autônomo está constantemente se autoproduzindo, autorregulando, e sempre mantendo interações com o meio, onde este apenas desencadeia no ser vivo mudanças determinadas em sua própria estrutura, e não por um agente externo.
Portanto desconsiderar os nossos processos vivos que estão constantemente se autoproduzindo, autorregulando, e sempre mantendo relações com o meio, este meio que e somente que, desencadeia nestes processos mudanças em sua própria estrutura, e não desencadeadas por um agente externo, é insensatez.
Paulo Rogério De Mari Casagrande
Comentários
Postar um comentário