Cananéia




Cananeia foi a primeiro município descoberto do Brasil, e foi marcada por conflitos entre europeus para a exploração das riquezas naturais do novo continente. Para garantir maiores recompensas, Portugal enviou uma frota de navios em busca de ouro.
Em 24 de janeiro de 1502, chega no local a expedição exploratória com Gaspar de Lemos e Américo Vespúcio (Amerigo Vespucci) no comando, visando reivindicar e demarcar as novas terras e nomearam o local por Barra do Rio Cananor.
Anos depois, em 1531, Portugal envia mais uma expedição, sob o comando de Martim Afonso de Souza que chega na comunidade de Maratayama (Antigo nome de Cananeia registrado no diário de navegação da expedição) (Mara = mar e Tayama = terra). Esta data é considerada a fundação oficial da ilha.
Em 1577, com ameaças constantes de invasão, construiram uma igreja na Praça Martim Afonso de Souza com muros largos e sem janelas, propositalmente para servir como Forte.
A freguesia foi elevada a vila e concelho em 1600 com a designação de São João Batista de Cananeia. Foi elevada a categoria de cidade em 1892, passando a ter a atual designação em 1905.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop