Sharepoint

Windows Sharepoint Services 2.0 (2003)

Plataforma de colaboração
O Windows Sharepoint Services (WSS) é uma plataforma de colaboração voltada para aplicações intranet. O WSS cria um site ou série deles. Esses sites são estruturados hierarquicamente, podendo ter recursos colaborativos como fórum, documentos compartilhados, versionamento de documentos, entre outros.
Baseado em hierarquia de sites
O WSS se baseia numa hierarquia de sites. Top site é o mais alto da hierarquia, nele todos os sites e sub-sites são criados. Site é o nível interno de Top site na hierarquia. Sub-site é o nível mais baixo. São tolerados sub sites dentro de sub sites.
Obs.: Vários Top sites podem ser criados, porém eles não possuem relação um com o outro.
Vários usuários
O WSS possui uma lista de usuários que é associada aos usuários do Windows ou do Active Directory (AD). Esses usuários têm acesso ao sharepoint, podendo ter permissões específicas para acesso. Por exemplo, o administrador pode fazer várias alterações na configuração do WSS, enquanto o membro não. Todos os usuários têm alguma permissão que define seu nível de acesso dentro do Sharepoint.
Sites pessoais
Cada usuário pode ter um site pessoal dentro do WSS. Esse site é associado ao top site que ele entrou e ao usuário que ele se logou. O site pessoal é totalmente alterável pelo usuário dono.
Listas de discussão, de documentos e outros
O WSS é uma estrutura de colaboração. Ele fornece acesso a discussões, lista de documentos, versionamento de documentos, entre outros.
Sistema integrado de e-mails com Exchange
O Exchange é o servidor de e-mails da Microsoft. O WSS pode associar o Exchange para envio de e-mails entre os membros do WSS, e com isso alertas administrativos podem ser enviados sem complicações.
Integrada com Microsoft Office
Documentos de Word, Excel, e paint InfoPath entre outros podem ser exibidos dentro do WSS, sem necessidade de o computador cliente ter os mesmos instalados.

[editar]Arquitetura do Sharepoint 2003

Client
Os clientes do Sharepoint podem utilizar qualquer sistema operacional Windows que esteja utilizando o Internet Explorer. O cliente não necessita de Sharepoint instalado, dotnetFramework ou quaisquer outros requisitos.
LoadBalance
O LoadBalance é opcional. Ele serve para gerir os servidores utilizados por SharePoint, procurando distribuir a demanda de forma justa a todos.
Front End Servers
Estes servidores têm comunicação direta com os clientes, provendo os serviços que permitem a utilização de SharePoint pelos clientes, e a interface com os servidores de dados.
Back End Servers
Estes servidores, ao quais os clients não têm acesso direto são servidores de dados, armazenando os banco de dados acessíveis aos clientes através dos servidores de frente (Front End Servers).
Virtual Server
Servidores virtuais são sites ASP.NET criados dentro do IIS com extensões para WSS, com configurações adicionais que possibilitam a utilização de serviços SharePoint. Um Virtual Server pode se tornar um top site ou sub-site.
Job Server
Job server ou servidor de trabalho é o servidor SharePoint central. Ele coordena todas as ações do sharepoint e centraliza todos os servidores de front end.
Web Server
Web server é o site sharepoint que tem as configurações dos sites do cenário Sharepoint criado.
Index Server
Index Server, ou servidor de índices é um servidor utilizado para buscas. Cada índice contém as regras e termos que agilizam buscas.
Search Server
Search Server é o servidor que faz efetivamente a busca, utilizando um ou mais índices armazenados no Index Server.
Data Base Server
Um Database Server, ou servidor de dados é um servidor que armazena os dados do Sharepoint. Contém bancos de dados, por exemploMSDE ou SQL Server.

[editar]Estrutura do Sharepoint

Windows 2003 Server
O WSS deve ser instalado em um computador com o Windows 2003 Server instalado.
Database Server
O banco de dados deve ser instalado para armazenamento das configurações do Sharepoint. O banco de dados deve ser o MSDE ou SQL Server.
.net framework
Os Sites do sharepoint são em aspnet. Aspnet é uma tecnologia compatível com o dotnetFramework.
IIS (Virtual Server)
O Internet Information Server é o servidor web que o sharepoint usa. Ele organiza todos os Virtual Servers do sharepoint.
Windows Sharepoint Services
O WSS é o servidor em questão. Ele associa o Banco de dados e o IIS para sua instalação.

[editar]Usando o Sharepoint 2003

Sites, subsites e my Site
A estrutura do sharepoint possibilita a criação de sites. Para criar um subsite

basta ir a Sites > Criar Site. Para criar um site pessoal basta ir a Meu Site. Na primeira vez que entrar nessa página, ele criará o site no banco de dados, e isso demorará alguns instantes. Nas vezes seguintes você entrará no site já criado.

Documentos e listas
Para criar lista de qualquer tipo basta ir a Gerenciar Conteúdo> Criar.
Customizando listas
As listas podem ter várias colunas. E toda a lista pode ser customizada, para atender as necessidades. Para isso basta ir a Gerenciar Conteúdo> “nome da lista” > modificar definições e colunas.
Áreas e sub-áreas
As áreas e sub-áreas são criadas dentro do site. Estas possuem definições próprias independentes de outras áreas, entre as quais de segurança. São a principal ferramenta para estruturar a informação. Para criar novas áreas basta ir a Gerenciar site de portal > criar área.
Usuários e permissões
Novos usuários podem ser criados e configurados dentro do WSS. Para isso vá a Gerenciar usuários > Busca > Por padrão um textbox de busca fica localizado na parte direita superior da página. Nenhuma configuração adicional é necessária para seu funcionamento. Ele está pronto, e qualquer texto que está contido em qualquer site dentro desse TopSite é válido. A busca é feita do nó atual da árvore de sites para baixo. Isso significa que se estiver num sub-site o site superior da hierarquia não será varrido pela busca.
Usando webparts
Webpart são pequenos programas feitos em alguma linguagem que atenda a CLS (Common Language Specification). Esses programas possibilitam qualquer acesso dentro do WSS. Por default algumas web parts já vem prontas. Para adicionar essas web parts já prontas vá em Editar página> Modificar página compartilhada > Adicionar web parts > procurar após isso basta pegar a webpart e arrastar para awebpart zone, dentro do site.

[editar]Configurando o Sharepoint 2003

Site settings
Site settings trata de todas as configurações do Topsite em questão. Tais como gerencia de usuários, definições de busca, etc.
Sharepoint Administration Center
O Sharepoint Administration Center possui configurações em nível de servidor. Possui configurações gerais de banco de dados, extensão de sites, configuração de busca, etc.

[editar]Webparts

Aplicação Webpart
As webparts são programas escritos em uma das linguagens de programação que seguem a Common Language Specification (CLS). Geralmente, para criar uma Webpart é necessário usar um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) como o Visual Studio, que é o mais adequado. As aplicações Webparts são dll's integradas ao Virtual Server para poderem ser utilizadas nos sites WSS. As Webparts utilizam-se de listas como banco de dados, pois já é um objeto nativo do Sharepoint. Isso possibilita melhor mobilidade e facilidade de uso nas aplicações. Tudo que é visível pelo Sharepoint é um objeto programável. Aplicações e controles Sharepoint são criados com esses objetos possibilitando assim, a criação de qualquer coisa dentro do mesmo.

[editar]Veja também

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop