Synval Stocchero


Captadas por Synval Stocchero, de 1940 até 2007, cento e vinte imagens fundamentais para se compreender a expansão urbana de Curitiba a partir de meados da década de 1950 estão reunidas numa exposição organizada pela diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba.
Nascido em Itaperuçu/PR, Stocchero veio para Curitiba com a família aos 3 anos. 

Seu gosto pelas fotos aéreas teve início aos 18 anos, quando passou a servir a Aeronáutica, enquanto desenvolvia o hábito de clicar de forma independente as transformações da cidade. Stocchero subia no alto dos edifícios, em obras ou já finalizados para registrar panoramas urbanos, além de produzir fotografias do cotidiano, de carros passando, pessoas atravessando a rua ou eventos como uma parada militar e uma corrida de lambreta. O fotógrafo foi profissional de jornais por um curto período, no início da década de 50 e também fazia fotos de estúdio e publicitárias.

Em 2009, os originais desta coleção editada pelo fotógrafo  - cerca de 400  imagens - foram disponibilizados por sua família e integrados ao acervo da Fundação Cultural de Curitiba.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop