Tratado de Tordesilhas




Com o sucesso das Grandes Navegações, especialmente a partir da viagem de Cristóvão Colombo, em 1492, Portugal e Espanha resolveram assinar o Tratado de Tordesilhas. Neste vídeo, você vai aprender o que significa este tratado, assim como os planos de divisão do mundo.
No ensino de história, este assunto é abordado quando se fala em Expansão Marítima, sendo importantes conceito ligado a este conteúdo. Para compreender o contexto histórico desta discussão, leia o Resumo sobre a Expansão Marítima. Ao final, faça o quiz para testar os seus conhecimentos e ficar fera neste assunto.


Bula Intercoetera foi um documento assinado em 1493, pelo papa Alexandre VI, e dividia as novas terras através de um meridiano situado a 100 léguas da ilha de Cabo Verde. Por sua vez, o Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em 1494, por pressões de Portugal. Estabelecia um meridiano situado a 370 léguas a partir da ilha de Cabo Verde.





Produção do History Channel português que retrata o contexto de Portugal durante o processo de expansão marítima por ocasião da assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop