Cidade de San Luis



A cidade de San Luis, capital da província, amostra um traçado colonial de calçadas estreitas e amplas residências. Combina seu passado com a modernidade de seus serviços e atrativos, com todo o conforto para uma prazerosa estadia.
A denominação de “puntanos” aos seus habitantes surge da localização da cidade ao pé das serras de San Luis, no extremo chamado Punta de los Venados. As Serras Puntanas se estendem pelo centro-norte da província, com rios, córregos, cerros, vales e desfiladeiros, sendo o local perfeito para praticar diferentes esportes ou desfrutar da natureza.
ATRATIVOS
No antigo centro cívico de San Luis pode se visitar o Cabildo, que foi declarado Local Histórico Nacional em 1981 e a Cárcere, dependência do mesmo.
O núcleo social estava vinculado a três unidades: a religiosa (simbolizada pela igreja maior), a administrativa (cuja expressão simbólica era o cabildo que administrava a justiça) e a territorial (delimitada pela jurisdição que implicou proclamar o direito de posse de tudo o que constituía a realidade do meio natural).
A Igreja Catedral finalizada em 1944, possui no seu altar de madeira talhado e dourado, a imagem de San Luis, Rei da França e da Imaculada Conceição.
O Antigo Templo, construído na última década do século XVII, é o edifício da antiga igreja da cidade, com muros de um metro de espessura e linhas italianas no interior.
A Praça Independência, denominada Praça Maior a princípios do século passado, foi fortim para defesa contra os aborígines da tribo dos Pampas.
A ex Casa de Governo foi destinada à Ordem dos Mercedários, quem nunca chegaram a ocupá-la. Por isso o local foi habitado pelos Jesuítas. Em julho de 2010, a Casa de Governo foi transladada a um novo prédio chamado Terraza del Portezuelo.
Ideal para desfrutar do contato com a natureza a zona, entre os sistemas serranos podendo acessar a vários vales como o de Concarán, o mais fértil e povoado. O rio Conlara, que percorre este vale, apresente no seu curso a barragem San Felipe. O rio Quinto nasce na serra de San Luis e seus principais afluentes são: o Grande, o Trapiche e o da Cañada Honda. A região meridional, que é uma planície árida, constitui uma zona de transição entre a lhanura pampiana e as travessias mendocinas.
Em San Luispode se admirar uma grande diversidade de fauna, onde suçuaranas, javalis, raposas cinza, gatos-do-mato, aves aquáticas, jibóias, cobras e suaçus formam parte da oferta turística.
Localizado ao noroeste da província de San Luis, o Parque Nacional Sierra de las Quijadas abrange uma área de aproximadamente 150 hectares e forma uma paisagem única de paredes estratificadas em tons vermelhos, penhascos, parapeitos e terraços. Suas exóticas formações, belezas naturais, restos arqueológicos e jazidas paleontológicas fazem deste Parque um local inesquecível.
O Parque possui inúmeras evidencias de antigas ocupações humanas. A poucos quilômetros da entrada há um impressionante local arqueológico caracterizado pela implantação de mais de vinte “fornilhos” ou ”potes” compreendidos dentro do perímetro de um assentamento indígena. Os estudos que estão se realizando indicam que provavelmente estes fornos teriam funcionado para a produção de peças de cerâmica, a julgar pelos fragmentos encontrados, eles teriam excelentes técnicas de fabricação.
Também na Serra das Quijadas, tem se encontrado restos fósseis de duas espécies de pterossauros ou lagartos alados. Um deles tem uma dentição peculiar, com barbas que formavam uma espécie de cesto que utilizava para reter os microorganismos dos que se alimentava filtrando água.
ESPAÇOS PARA EVENTOS
A província de San Luis está equipada para realizar com sucesso qualquer reunião de trabalho, graças a sua infraestrutura e à qualidade de seus profissionais. Além disso, oferece múltiplas propostas pós jornada de trabalho que convidam a conhecer suas termas, a praticar a pesca ou a realizar cavalgadas, entre outras atividades.
Também a cidade de San Luis possui um importante prédio para feiras com uma área total de exibição de 20.520 m2, formado por uma área coberta de 5.520 m2 e 15.000 m2 na sua área descoberta.
Respeito do desenvolvimento de eventos esportivos, San Luis possui um estádio que figura entre os mais modernos do país, com capacidade para 15 mil espectadores sentados, que também pode ser utilizado para espetáculos artísticos. A 20 km da cidade, em Potrero de los Funes, um dos destinos turísticos mais próximo à capital, há uma pista de automobilismo de categoria internacional que encerra um belo lago artificial. Nele já tem se realizado uma corrida da categoria 2 internacional (logo abaixo da Fórmula 1), além de várias competências de Turismo Carreteira. 
COMO CHEGAR
O aeroporto fica a 15 minutos do centro da cidade, recebendo vôos diários, além de contar com múltiplas empresas de ônibus que também chegam e partem da província.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Ministério de Turismo, Cultura e Esporte de San Luis
Tel.: +542652 - 423479 / 423957
E-mail: informes@sanluis.gov.ar
www.turismo.sanluis.gov.ar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop