Concepcion del Uruguay



 
Concepción del Uruguay, muitas vezes chamada em sua região apenas de Uruguay, é uma localidade argentina a leste da província de Entre Ríos, no departamento de Uruguay, à margem ocidental do rio Uruguai. Segundo o censo de 2001, conta com 64.954 habitantes. O gentílico é uruguayense ou concepcionero. Foi a primeira capital da província de Entre Ríos, e ali nasceram Justo José de Urquiza, Ricardo López Jordán e Francisco Ramirez, figuras da história da Argentina. É popularmente conhecida como La Histórica.
 
Foi fundada em 25 de junho de 1753 por Tomás Rocamora, sobre um solar que fora um antigo assentamento de índios minuanos, charruas, mboanes e yaros, às margens de um arroio conhecido como Arroyo de la China. O povoado ficou conhecido com o nome Arroyo de la China até o século XIX. Atualmente, este nome é apenas o do bairro mais próximo da povoação original.
No final do século XIX, havia a presença de um grupo de imigrantes residente na cidade, sobretudo franceses, que se estabeleceram naquelas paragens tão vazias como era o pampa argentino. Atualmente, a cidade conserva vários edifícios históricos, entre os quais a Casa de Delio Panizza, e o Colegio Superior (que abriga museus de ciências naturais e história).
 
A palavra Uruguay provém do guarani, mas o significado dele não foi definido por consenso. Alguns argumentam que se refere a um pequeno pássaro chamado uru que mora na região. Outros argumentam que a palavra é dividida em Uruguá que significa caracol, e i que significa rio. A versão mais aceita é a que traduz o termo como o rio dos pássaros. A outra parte do nome da cidade refere-se ao dogma católicos da Dia da Imaculada Conceição da Virgem Maria.
A cidade é muitas vezes apelidada de A histórica, já que tem no seu passado, alguns dos eventos mais significativos da vida da província. Também conhecida como a Capital entrerriana da Cultura. A região encurtou o seu nome, sendo chamada de Uruguay pelos os seus moradores, também é chamada de Conceição, embora esta forma é menos comum. Outra forma de se referir à cidade é através da suas iniciais, "CdelU" ou "cedelu". O gentilicio é uruguayense, também usado mais com menor aceitação, concepcionero.

História

Antecedentes

Perto do ano 1778 se estabeleceu na região uma população chamada de Arroyo de la China (a mesma não tinha fundação), localizada ao norte do córrego homônimo e está localizada no que hoje são os bairros Poerto Viejo e La Concepción, no sul da cidade. No mesmo ano, a primeira capela foi erguida em um local que seria usado mais tarde como um cemitério.

Fundação

Em 25 de junho de 1783, encomendado pelo vice-rei do Rio da Prata Juan José de Vertiz y Salcedo Thomas Rocamora fundou a ''Villa de Nuestra Señora de la Inmaculada Concepción del Uruguay'', levantando o primeiro Cabildo no norte da população existente, o que actualmente é o centro administrativo e comercial da cidade.
Há discussões sobre o nome completo da cidade, há algumas versões que afirmam que se limita simplesmente a Concepción del Uruguay.

Epicentro da cena provincial

Em 1810, consciente do movimento que tinha acontecido em Buenos Aires, a cidade foi um das primeiras a aderir à causa da Revolução de Maio.
Em 28 de março 1814 foi a Batalha de Arroyo de la China, quando um esquadrão de realistas ao mando de Jacinto Romarate derrotou uma força comandada pelo Capitão Thomas Nother
.

 

Antigo mapa do Protetorado de Artigas e da Liga Federal (1813-1820).


 
Em 1814, o Diretor Supremo Gervasio Antonio de Posadas, fazendo uso de poderes extraordinários que lhe foram otorgados pela Assembléia Constituinte, declarou a Concepción del Uruguay capital da província de Entre Rios, no momento da sua criação. Em 29 de junho de 1815 o General José Gervasio Artigas convocou o primeiro congresso independente, que foi celebrado na cidade com o nome de Congresso do Oriente. O mesmo tinha como propósito a declaração da independência das províncias que formavam a liga Federal e a adoção da bandeira criada por Belgrano acrescentando a divisa punzó - listra diagonal da cor vermelha simbolizando o federalismo.
Também foi decidido não comparecer ao Congresso de Tucumán a ser realizado no ano próximo, em sinal de protesto contra o directorio (Unitario) por fomentar a Invasão Luso-Brasileiro à Banda Oriental e por agreções a deputados federais.
Em 19 de maio 1818, a vila foi tomada de surpresa e saqueada pelas forças Portuguesas, um evento conhecido como a Surpresa Arroyo de la China.
Em 1 de fevereiro de 1820 o General Francisco Ramírez, aliado com o governador de Santa Fe Estanislao López, comandou o exército federal que derrotou José Rondeau na Batalha de Cepeda, assinando logo após o Tratado de Pilar. Mais tarde, Ramirez afastou-se de López e no 29 de setembro do mesmo ano, proclamou a República de Entre Ríos, que também incluía as atuais províncias de Corrientes e Missões (em parte), sendo a capital Concepción del Uruguay. No entanto, a vida desta república seria efêmera, já que se dissolveria logo depois da morte de Ramirez ocorrida em 10 de julho de 1821.
Em 1826 o General Justo José de Urquiza, em seu papel como deputado, ele promoveu a lei que deu o status de cidade a Concepción del Uruguay.
Em 1843 tropas da Província de Corrientes lideradas pelo general Joaquín Madariaga fariam o desembarque com o frustrado fim de tomar a cidade.
 
Foto do século XIX, o Colégio do Uruguai, é possível apreciar o seu telhado original.
 
Em 1848 Urquiza, e como governador de Entre Ríos, criou na cidade o Colégio do Uruguai, o primeiro no país de caráter laico.
Em 1851 ocorreu, ao pé da pirâmide central da Praça General Francisco Ramirez, a Pronunciamento de Urquiza contra Juan Manuel de Rosas, um ato que conduz à Batalha de Caseros em 3 de fevereiro de 1852, na qual foi o vencedor Urquiza e abriu o caminho para a promulgação da Constituição no ano seguinte.
A Convenção Provincial reunida na cidade em 1860 para sancionar a Constituição Provincial a declararia capital provincial novamente, função que teria até o ano do centenário, 1883, quando a capital foi definitivamente transferida para a cidade de Paraná.
Em 1 de janeiro de 1873, o município foi formalmente criado. Também nesse ano, durante o auge do Normalismo Domingo Faustino Sarmiento criou na cidade a segunda Escola Normal da cidade, após da Paraná e a primeira de mulheres.

No final do século XIX e início do século XX

Em 30 de junho de 1887, foi habilitada a coneção ferroviária através da linha que após fora integrada no Ferrocarril General Urquiza com as cidades de Paraná, Nogoyá e Rosario del Tala. Também nesse ano reformou-se o porto, que em 1910 atingiria sua melhor época a partir de ser a sua alfândega uma das más importantes do país.
 























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop