Esaú e Jacó, de Machado de Assis.


Considerada uma das obras primas de Machado de AssisEsaú e Jacó foi escrito logo após Dom Casmurro, a obra mais conhecida do autor. Esaú e Jacó, de 1904, foi o penúltimo livro de Assis, escrito quatro anos antes de sua morte. Obra narrada em terceira pessoa pelo personagem Conselheiro Aires, que contracena com Natividade, mãe dos personagens principais: os gêmeos Pedro e Paulo. 
Machado de Assis mostra nesta obra que os iguais podem ser opostos, e os personagens centrais seriam os dois lados da verdade. O romance é narrado durante o período em que o Brasil está para se tornar uma república. O nome do livro é uma menção a parábola bíblica de Esaú de Jacó, no livro Gênesis. Conta a história que Rebeca, mãe de Esaú e Jacó, sempre privilegia o filho Jacó, o que faz com que eles se tornem inimigos por toda a vida.

Trama de Esaú e Jacó 

Livro Esaú e JacóAo contrário da PASSAGEM bíblica, Pedro e Paulo são inimigos desde o ventre da mãe. Conforme crescem seus temperamentos se mostram cada vez mais diferentes um do outro, mostrando que são iguais apenas na aparência. Paulo é sempre impulsivo e deslumbrado, e Pedro é conservador e dissimulado. Sua mãe Natividade vivia aflita com a briga dos filhos, não aceitando a situação. A maior briga de ambos era de caráter político, Paulo era a favor da República, enquanto Pedro era a favor do Império.
Quando cresceram, Pedro foi estudar medicina no Rio de Janeiro e Paulo direito em São Paulo. Outra disputa entre os dois estava no amor, ambos eram apaixonados por Flora. Ela era confusa e estava sempre com um dos dois e nunca conseguia se decidir por nenhum. Flora parecia sempre querer os dois, e a desavença entre os irmão apenas aumentava. Então decidiram que ela deveria escolher entre um deles, e aquele que perdesse devia se conformar. Ela pediu ajuda ao Conselheiro Aires, que disse que ela deveria viajar para pensar.
Ela foi para Andaraí, onde adoeceu. No começo D. Rita, com quem ela estava, achou não ser nada e apenas depois, vendo que ela não melhorava, chamou seus pais. Nesta altura os gêmeos passaram a visitá-la também, porém ela não aguentou e faleceu. Anos depois, quando a mãe dos gêmeos estava prestes a morrer pediu a eles que jurassem que seriam amigos, falecendo em seguida. Os dois conseguiram cumprir a promessa por um ano, depois voltando à natureza daquilo que realmente eram, inimigos.


Esaú e Jacó é uma história do livro de Gênesis, parte integrante da Bíblia. Trata da relação entre os filhos gêmeos deIsaque e Rebeca. Segundo a tradição, o filho primogênito tinha direitos exclusivos. Dentre os gêmeos, o que nascera primeiro fora Esaú. A mãe tinha preferência pelo mais novo, Jacó, chegando a planejar junto com ele, para enganar o pai que estava velho e já não enxergava bem. Rebeca ajudou Jacó a passar-se por Esaú, para roubar o direito deste. O fato cria uma inimizade grande entre os gêmeos. No entanto, nos capítulos 32 e 33 de Gênesis nós encontramos a reconcilição destes dois irmãos. Esta história faz parte dos acontecimentos bíblicos mais conhecidos. A história dos irmãos inspirou o livro de Machado de Assis, que também relata a rivalidade entre irmãos gêmeos, tendo a mãe no centro da disputa. Em 2004, foi lançado o livro O Gosto da Glosa: Esaú e Jacó na Tradição Judaica da autoria da psicanalista Daisy Wajnberg, que discute este que é um dos trechos mais debatidos da Bíblia Hebraica.

Gênesis 25

1 E Abraão tomou outra mulher; e o seu nome era Quetura;
2 E deu-lhe à luz Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá.
3 E Jocsã gerou Seba e Dedã; e os filhos de Dedã foram Assurim, Letusim e Leumim.
4 E os filhos de Midiã foram Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda. Estes todos foram filhos de Quetura.
5 Porém Abraão deu tudo o que tinha a Isaque;
6 Mas aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, enviando-os ao oriente, para a terra oriental.
7 Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos.
8 E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo;
9 E Isaque e Ismael, seus filhos, sepultaram-no na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre,
10 O campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali está sepultado Abraão e Sara, sua mulher.
11 E aconteceu depois da morte de Abraão, que Deus abençoou a Isaque seu filho; e habitava Isaque junto ao poço Beer-Laai-Rói.
12 Estas, porém, são as gerações de Ismael filho de Abraão, que a serva de Sara, Agar, egípcia, deu a Abraão.
13 E estes são os nomes dos filhos de Ismael, pelos seus nomes, segundo as suas gerações: O primogênito de Ismael era Nebaiote, depois Quedar, Adbeel e Mibsão,
14 Misma, Dumá, Massá,
15 Hadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá.
16 Estes são os filhos de Ismael, e estes são os seus nomes pelas suas vilas e pelos seus castelos; doze príncipes segundo as suas famílias.
17 E estes são os anos da vida de Ismael, cento e trinta e sete anos, e ele expirou e, morrendo, foi congregado ao seu povo.
18 E habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai para a Assíria; e fez o seu assento diante da face de todos os seus irmãos.
19 E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque;
20 E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu.
21 E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.
22 E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor.
23 E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.
24 E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
25 E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú.
26 E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.
27 E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas.
28 E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.
29 E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado;
30 E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
31 Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
32 E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
33 Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
34 E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop