Eu

Eu
Paulo Rogério De Mari Casagrande

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

5 lugares em Curitiba que você ainda não conhece

Cansado de frequentar sempre os mesmos lugares? Aposte nestas nossas dicas:


Família Nômade

1. Museu Paranaense
Todo mundo sabe que ele existe, mas poucos paranaenses foram até lá para conferir o prédio e as exposições. E você sabe onde ele fica? Sabe sim!! Aquele prédio bonito na rua Kellers . Você passa ao lado dele quando vai à feirinha do Largo da Ordem. Lá onde, há muuuuuuito tempo, fazíamos o título de eleitor. Lembrou?? Uma foto pra te ajudar:


palácio são francisco


Palácio São Francisco

Eu já conhecia, mas confesso que não visitava o museu fazia tempo. Gostei muito! A casa em que ele está instalado já é linda. Chamada de Palácio São Francisco, foi construída em 1929 para ser a residência da família Garmatter. Em 1938, o prédio foi comprado por Manoel Ribas, Interventor do Paraná na época, e virou a sede do Governo Estadual até 1953. O Palácio São Francisco foi sede do Tribunal Regional Eleitoral de 1961 a 1987.
pr
Exposição permanente que conta a História do Paraná
A parte mais interessante do Museu Paranaense é, sem dúvida, a linha do tempo que conta a História do Paraná desde a pré-história até o início do século XX, quando os imigrantes chegaram por aqui.
FOTOS 13 DE JAN 051
máquinas
Antigas máquinas de fazer bolacha e casquinhas de sorvete da empresa Todeschini
O Museu tem também espaço para mostras temporárias. A que mais gostamos foi a que comemora os 60 anos da Copel. Além de contar os principais fatos da empresa paranaense, a exposição traz a réplica de uma residência dos anos 50. Do outro lado, um moderno lar de 2015. A mostra “Copel 60 anos: a energia do dia a dia” fica no Museu Paranaense até o dia 30 de março.
FOTOS 13 DE JAN 046
Lar dos anos 50
O Museu Paranaense fica na rua Kellers, 289 e funciona de terça a sexta, das 9h00 às 18h00, sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 16h00. A entrada é de graça.
2. Schoenstatt
O nome certo é Santuário Tabor Magnificat, mas quem costuma frequentar chama mesmo de Santuário Schoenstatt. O espaço no Campo Comprido é a sede de uma pequena igrejinha construída em homenagem à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Só no Paraná são cinco delas. Para saber mais sobre o movimento católico da Mãe Peregrina clique aqui.
sc
Mesmo que você não seja católico, ou mesmo cristão, vale a pena visitar. O lugar é lindo! Indescritível. Uma delícia passar um tempo por lá. Tranquilo, quieto, acolhedor. Um espaço para ficar em paz.
Você pode também ir à missa no Santuário. Geralmente elas são realizadas em um salão na parte mais baixa do terreno. Veja as datas e horários no blog do Santuário.
O Santuário Tabor Magnificat fica na rua Padre José Kentenich, 552, no Campo Comprido. Veja o mapa aqui.
3. Memorial Ucraniano
O Memorial Ucraniano fica dentro do Parque Tingüi. Foi inaugurado em 1995 e homenageia os imigrantes ucranianos que chegaram ao Paraná em 1891. O principal atrativo é a réplica da antiga capela de São Miguel, construída na cidade de Mallet, interior do Paraná. Toda em madeira, ela segue o estilo bizantino.
fotos novas 062
Lá dentro você vai encontrar objetos produzidos pelos imigrantes ucranianos, como as pêssankas (aqueles ovos pintados à mão). Do lado de fora, um mirante e uma pêssanka gigante do artista Jorge Seratiuk.
3
Um espaço agradável, com um grande gramado e um pequeno bosque atrás da igreja.
O Memorial Ucraniano fica no Parque Tingui, Rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº (veja o mapa) e funciona de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.

4. Capela Santa Maria
É ali no centro, perto do Teatro Guaíra, fácil de chegar. Não deixe de dar uma passadinha por lá. A Capela Santa Maria é simplesmente linda! Se você puder assistir a algum concerto, melhor ainda. Tem mais tempo para admirar a construção.
duas
A Capela foi inaugurada em 1939 dentro da antiga sede do Colégio Santa Maria. Hoje, o espaço virou uma bela sala de concertos. Desde 2008, é também a casa oficial da Camerata Antiqua de Curitiba. Por isso, é comum presenciar algum ensaio durante a tarde.
FOTOS 13 DE JAN 021
Neste mês de Janeiro, tem várias apresentações por lá por conta da Oficina de Música de Curitiba.
vitral2
A Capela Santa Maria fica na rua Conselheiro Laurindo, 273, e funciona de segunda a sexta, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, além dos horários de concertos. Veja a programação aqui.
5. Café da Livraria Arte & Letra
Depois de tantos passeios novos que tal uma pausa para ler um livro e tomar um café? Curitiba está cheia de livrarias bacanas, mas aposto que esta você ainda não conhece. A Arte & Letra fica escondidinha, atrás da Casa de Pedra, galeria da Alameda Presidente Taunay.
livraria
A livraria aposta nos livros diferentes, mais difíceis de encontrar, e dá destaque a autores locais. Lá você encontra, por exemplo, o guia de filmes do jornalista Marden Machado, autor do blog Cinemarden, ou os livros do Manoel Carlos Karam.
FOTOS 13 DE JAN 077
Além do espaço agradável para a leitura, a Arte & Letra tem um café e algumas mesinhas do lado de fora onde é permitido ficar com seu cachorro (o Dog gostou da ideia).
FOTOS 13 DE JAN 073
Anote o endereço: Alameda Presidente Taunay, 130, Batel. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h00 às 20h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário