Tijucas do Sul

Se julgarmos pela Emancipação Político-Administrativa, Tijucas do Sul é ainda muito jovem, mas se levarmos em conta sua história veremos que essa se inicia nas décadas que sucederam ao descobrimento do Brasil. A origem do território que hoje demarca o Município de Tijucas do Sul situa-se entre os séculos XVI e XVII . Logo após a chegada de Alvar Nunes Cabeza de Vaca que desembarcou na Ilha de Santa Catarina com destino ao Paraguai e passou por essas terras com o intuito de "cortar caminho" através de um ramal do Caminho de Peabiru, em meados de 1541.

O Caminho dos Ambrósios foi a primeira ligação entre os estados do Paraná e Santa Catarina. O nome "Ambrósios" decorreu do fato de ter sido encontrado nas proximidades da serra uma planta semelhante a outra muito comum nos prados de Portugal, conhecida por esse nome.

Apesar do Caminho dos Ambrósios ser difícil e penoso no trecho da subida da serra, foi utilizado intensamente até 1851 quando foi aberto o caminho que hoje é a Estrada Dona Francisca, também ligando Santa Catarina ao Paraná.

Em 1762 autoridades ordenaram que fosse feita a Estrada dos Ambrósios. Esta abertura facilitou o estabelecimento de moradores na região onde hoje é o município de Tijucas do Sul.

Em 11 de junho de 1869 foi criado o Distrito Policial de Ambrósios e em 08 de abril de 1880 o Distrito de Paz, no Distrito Policial de Ambrósios, com igual limitação. (Lei nº 583).

A Freguesia de Ambrósios foi criada em 1882, através da Lei nº 708 de 25 de novembro, que desmembrou Ambrósios da Freguesia de São José dos Pinhais sob a invocação de Nossa Senhora das Dores. A criação da capela dedicada a esta santa deu-se em 1877 dando inicio ao núcleo urbano da cidade.

Ainda no século XIX,Tijucas do Sul foi palco de uma das mais violentas guerras civis do Brasil: A Revolução Federalista de 1893. Revolução civil devido à divergências politicas entre" pica-paus" (aliados do Presidente Floriano Peixoto) e "maragatos"( adversários políticos do presidente) também conhecidos por Federalistas.

Iniciada no Rio Grande do Sul, os federalistas tinham como plano invadir Santa Catarina e o Paraná para chegar a sede do governo no Rio de Janeiro derrubando o então Presidente Marechal Floriano Peixoto.No Paraná, os federalistas pretendiam invadir por tres frentes: Paranaguá,Tijucas e Lapa.Os combates na Vila de Tijucas duraram cerca de 8 dias e juntamente com a resistência da cidade da Lapa foram decisivos para a vitória dos legalistas e a consolidação da República recem instalada.

Na época da revolução, a pequena Vila de Tijucas do Distrito de Ambrósios, era descrita como uma formação de duas linhas paralelas de casas construídas de frechames, rebocadas de barro e sucedendo-se pela encosta de uma coxilha encontrava-se a igreja da localidade, onde em determinadas épocas um padre ia rezar umas novenas e efetuar casamentos e batizados. Havia na Vila um armazém de secos e molhados, de propriedade do capitão Jorge Leprevost que, por ocasião da Revolução federalista foi saqueado.

Com a decadência do tropeirismo, a economia paranaense encontrou nova fonte de expansão: o mate. Esta economia foi progressiva em locais onde os ervais nativos eram mais abundantes, densos e produtivos. Dentro deste contexto as áreas do Distrito de Ambrósios, pertencentes ao Município de São José dos Pinhais, desenvolveram-se em função da extração da erva-mate.

Durante um longo período, a população local desenvolvia uma economia de subsistência, aliada a criação de gado e a extração de madeira. Apresentou um desenvolvimento baseado em pequenas propriedades com produção de milho, feijão, batata e algum trigo, além da criação de porcos e de gado vacum. Segundo um relatório da Agência de Correios local, o Distrito de Ambrósios, na década de 20, era "povoado com 6.000 almas", possuía 22 negociantes, 4 ferrarias, um moinho de cereais e 4 engenhos de serrar.

Nesta época os moradores dos Distritos de Ambrósios e Agudos solicitaram a elevação do Distrito à categoria de Município, a qual foi negada pela câmara de São José dos Pinhais, alegando que "os mesmos não estava em condições e que tal divisão acarretaria a vida de todo o município de São José dos Pinhais, tornando impossível a vida de ambos."

Em 1938 através do Decreto-Lei 7573, de 20 de outubro, o Distrito de Ambrósios, tomou o nome Tijuca.

Em 1943 através do Decreto-Lei 199, de 30 de dezembro, Tijuca passou a denominar-se Aruatã.

A Emancipação Politico-Administrativa deu-se em 1951 com a criação do município de Tijucas do Sul.

A denominação do Município foi dada em virtude da existência, no local, de atoleiros e lamaceiros formados pelo barro preto que os indígenas chamavam de tijuca.



Pousada Rio da Palha

(41) 36291317 / 92050338
Rua Tobias Dias do Rosário, 388 - Centro

É uma pousada direcionada para quem vem à cidade à negócios ou visitantes eventuais que necessitem pernoitar. Possui 23 apartamentos, sendo 13 suites e 10 quartos com banheiro coletivo. Possui serviço de quarto 24 horas.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop