Google Street View, Praça das Nações, Curitiba


Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo. Quando foi lançado em 25 de agosto de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e Brasil.

O Google Street View mostra fotos tiradas por uma frota de veículos do modelo Chevrolet Cobalt nos Estados Unidos, Opel Astra na Europa e Austrália, Toyota Prius no Japão e Fiat Stilo / Chevrolet Captiva no Brasil. Em áreas de pedestres, ruas estreitas e outros lugares que não podem ser acessados / acedidos por carros são usadas as Google Bikes.[1] As imagens podem ser navegadas usando tanto o rato / mouse quanto o teclado. Com esses dispositivos as fotos podem ser vistas em diferentes tamanhos, a partir de qualquer direção e de diversos ângulos. As linhas que surgem na rua que está sendo /está a ser exibida indicam a direção seguida pelo carro com a câmera do street view.

BrasilO projeto do Google Street View Brasil surgiu em 2009, quando o Google Brasil fechou acordo com a Fiat para trazer o serviço de captura de imagens de ruas e avenidas chamado "Street View" para diversas cidades brasileiras.

No dia 30 de setembro de 2010, após mais de um ano, a Google Brasil liberou o serviço Street View em 51 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, incluindo as regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Campinas.

No dia 21 de junho de 2011 foram divulgadas as imagens dos carros da Google que estão fotografando as regiões do Rio Grande do Sul. Segundo Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, as imagens já começaram a ser captadas nas maiores cidades gaúchas, mas a ideia é mapear todas as regiões. Porto Alegre e região metropolitana já tem 15 câmeras da Google em suas ruas e posteriormente, os carros também irão percorrer cidades como Caxias do Sul, Santa Maria, Uruguaiana, Bagé e Erechim. Segundo ele, as imagens serão publicadas ainda no final de 2011.


No dia 6 de novembro de 2010 um morador de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, abriu processo na 35ª Vara Cível da Capital contra o Google. O motivo é a imagem publicada em que o mineiro aparece em uma posição desconfortável. “Ele foi alvo de chacotas, e-mails e de reprodução da foto na Internet. Os clientes dele pediram a retirada imediata da imagem no ar, e ele foi advertido verbalmente pela empresa. Meu cliente foi fotografado em situação constrangedora, e a imagem induz à ideia de que ele vomitava porque estava bêbado, mas ele não estava.”, afirmou a advogada deste em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Os defensores da privacidade fizeram / levantaram objeções a esse recurso do Google Maps, indicando fotos que mostravam homens saindo de strip clubs, pessoas em roupas de banho, pais batendo em seus filhos, homens com prostitutas e outras atividades, bem como pessoas em situações visíveis de propriedades públicas nas quais elas não gostariam de ser vistas publicamente. O Google reafirma que as fotos foram tiradas em propriedades públicas. Antes de o serviço ser lançado, as fotos de violência doméstica foram retiradas. Desde então o Google permite que os usuários / utilizadores marquem as fotos como inapropriadas ou sensíveis para que seja feita uma revisão e possível eliminação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop