“A Servidão Moderna”




Tiago Sa Venudo
“A Servidão Moderna” é um curto documentário de produção independente, com pouco mais de 50 minutos, construído com cenas e imagens selecionadas de filmes e outros documentários. O vídeo é totalmente narrativo, integrado por capítulos que se vinculam pelo tema principal, resultando em um vídeo que, no primeiro momento, parece apenas querer chocar ou provocar conscientizações enfáticas.
O objetivo, como apostado, é conscientizar, porém como uma espécie de revelação racional, da qual todos já estamos cientes, mas que não admitimos a verdade esmagadora por detrás dos sistemas político e econômico do mundo todo: a concentração do poder nas mãos de grupos seletos e o seu controle total sobre as massas.
É através dessa lógica espantosa que a narrativa vai tecendo argumentos sobre a condição do homem moderno na sociedade do consumo e do trabalho, sua dependência do sistema totalitário, mascarados de democráticos, e sua ilusória liberdade. 
O documentário é também uma clara crítica dirigida ao capitalismo atual e manipulador, que doma e influencia ações dos povos para se sustentar forte e dominante. Com isso, sem defender diretamente visões socialistas, o vídeo é despretensioso, com o único intuito de criticar e de passar informações em prol da defesa dos princípios da personalidade e identidade individuais.
Nas frases selecionadas de pensadores, filósofos e intelectuais antigos e modernos em que os capítulos são iniciados, dão ênfase na complexa sociedade que vivemos e que, apesar de difundida diferente e mais desenvolvida, se mantém na mesma mesquinhez das eras passadas.
Por fim, Como são um pouco extremistas e utópicas, as ideologias insinuadas no documentário valem mais para reflexão e discussões sobre políticas, trabalho e sistemas econômicos atuais. Afinal, não existe e nunca existirá um sistema na sociedade ou comunidade sem hierarquia ou base de ordem (Lei, moral, ética) que não limite o sentido literal de liberdade. Se desejamos transformações totalmente radicais para todos os sentidos que hoje conhecemos, não viveremos mais em nenhum tipo de sociedade, viveríamos isolados, em nossa própria utopia, que por si, serão como nos próprios sistemas.
Em si, pode gerar tanto horas de análises criticas e discussões objetivas quanto mera logomaquia.
Obs: Existem outros documentários interessantes e que até dão suporte as teses abordadas, são eles: “O Século do Eu”, que mostra como as teorias de Sigmund Freud foram e são usadas por governos e empresas multinacionais para controlar e manipular as massas; e “A História das Coisas”, que trata sobre o ciclo de vida de bens materiais, mais especificamente da exploração dos recursos naturais e da necessidade vs. consumo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop