A questão platina - Início


Como a Espanha no início dos anos 1800 já não ia bem, problemas com a França, problemas com a Inglaterra gerados até por sua aproximação forçada com a França o reflexo no Vice-Reino do Rio da Prata foi certeiro, além de tudo a Espanha já com seus problemas não poderia dedicar-se ao Vice-Reino permitindo assim uma certa autonomia, 

 Buenos Aires "tomou asas" e continuou com o prestígio de capital da unidade do Prata, porém proclamou sua independência em 1810, reafirmando-a em 1816, no Congresso de Tucumán.

Veja este assunto aqui.

A fragmentação da região ganhou força e em 1811, José Gaspar Rodríguez de Francia proclama a independência do Paraguai, um país que, àquela época, era constituído por índios da nação Guarani.

O pequeno país encontrava-se em um local pouco estratégico, considerado, ainda, território argentino por Buenos Aires e não possuía saída para o mar, precisava tornar seu poderio mais forte para garantir a navegação pelo estuário, vital para a sobrevivência da nova nação paraguaia.

Início dos ditadores:
Francia fechou o país e governou-o como um ditador de 1814 a 1840, quando de sua morte. Durante esse período, o país foi isolado e sua economia estatizada. Carlos Antonio López, seu sobrinho, fez-se eleger em 1844, substituindo-o no governo, dando continuidade à ditadura até o ano de 1862, quando falece. Contudo, o governo de Carlos Antonio López reatou as relações com os países da região platina a fim de modernizar a economia atrasada do país e investir em tecnologia.




No ano de 1854, a Argentina reconhece a independência do Paraguai e o país começa a navegar com mais liberdade pelos rios da Prata e Paraná. A partir desse momento, o Paraguai inicia a sua modernização militar, sendo toda a infra-estrutura, técnica e mão-de-obra importadas da Inglaterra.

Todavia, o Brasil tinha problemas com o Paraguai, pois este último criava dificuldade de navegação dos navios brasileiros na região, mesmo com o tratado de livre navegação assinado entre os dois países em 1856.

O Paragua não aceitava o princípio do uti possidetis, que consiste no direito gerado por ocupação como definidor de uma fronteira. Essa difícil relação do Paraguai com a Argentina e o Brasil fez com que aquele aumentasse seus investimentos militares.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop