Como Caravaggio apresenta um coletor de impostos que me faz entender o próximo, bem próximo, ao lado.



Procurava uma cena de Caravaggio, era a chamada “A vocação de São Mateus”, em que Mateus é convocado por Jesus para segui-lo. Caravaggio ambientou a cena em que Jesus faz o chamado a Mateus num local bem conhecido à época, chamado telônio, onde se fazia o câmbio de moedas entre os judeus, ao pintar o quadro, tornou o local bem parecido com uma taverna.


Conto mais: Mateus, filho de Alfeu, nascido Levi “ganhou” do pai uma coletoria em Cafarnaun, tomando impostos para Herodotes Antipas. A profissão  de coletor de impostos era detestada e os judeus que assim enriqueciam eram detestados, parias.
Jesus estava voltando da “Cura de um paralítico” e vendo Mateus disse-lhe: _ “Segue-me”, muitos também escutam, poucos seguem, Mateus foi um dos que seguiu. Os fariseus quando veem Jesus cercados deste tipo de gente, publicanos (coletores), e outros pecadores perguntam como Jesus os tem em sua compania, ele responde: _ “Os sãos não precisam de médico, precisam de médico os doentes...” Assim Mateus começou participar da vida de Jesus e através do evangelho nos relatou.
Conta que Jesus quando perguntado pelos fariseus qual é o maior mandamento responde: “- Ame o Senhor, o seu Deus de todo seu coração, de toda sua alma e de todo seu entendimento, este é o primeiro e maior pensamento, o segundo é – Ame o seu próximo como á si mesmo, destes dois mandamentos dependem toda lei dos profetas.”
Voltando á “terra” esta leitura me faz pensar.....Como alguém que se apresenta e faz questão ser conhecida como “da igreja” faz diferente do que apregoa..?
Frequentar a Igreja tem o mesmo enfoque de haverem em um hospital muitos doentes ?
Como pode uma pessoa fazer para os outros o que não quer para si ?
Permitir o mal seja feito ?
O raciocínio é tão lógico que somente posso entender que uma pessoa incomode os outros em benefício próprio como egoísmo.
Sabe que o barulho que faz incomoda os outros porém só lhe trará benefícios, então venham os benefícios, só pensa em si própria, é egoísta.
Egoísta mas ao mesmo tempo tem discernimento, sabe vai incomodar e tenta, tenta....até que um dia....
Um dia o cristal quebra, as máscaras caem, um dia “enche o saco” de quem somente tem algum respeito pela idade, como se a idade revelasse algo mais, revela sim em pessoa dita culta uma ofensa ainda maior, o saber estar ofendendo.
Sim, uma ofensa maior, a própria pessoa não se ama, não se respeita, vive a própria fantasia.
O cachorro late, late, perturba, porém o dono não se importa, incomoda os outros, não incomoda o dono, então os outros que sifu, cristianamente....
Afinal vou á igreja, vou “louvar”....Posso fazer mal para todos, depois eu “louvo” e tudo certo...., afinal lá só tem pecadores..., pede e ganha perdão..., pode continuar fazendo o mal....
Ainda, pensa, me conhecem, me respeitam.........Engano, faz lembrar –”Em Terra de cego, Caolho é Rei”.

Então, saiba que o inferno é aqui, é a sua consciencia, e, enquanto me lembre, vá sifu..........

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop