Expectativa


"Se formos consultar o dicionário, estará lá, de forma bem clara: “expectativa: situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento”. Palavra derivada do substantivo latim ex(s)pectatum, do verbo ex(s)pectáre, significa estar na expectativa de, esperar, desejar, ter esperança. E aí está nossa ruína, nossa perdição: ante um acontecimento criamos expectativa, cultivamos o desejo de que algo seja como gostaríamos que fosse e ficamos ali, esperando, esperando, ansiosos, antevendo coisas, prevendo e antecipando situações, imaginando coisas e mais coisas. E, quando chega o momento do encontro, seja ele qual for, com alguém ou alguma coisa, fato, acontecimento, pronto! Estamos prestes a nos decepcionar, a nos frustrar, a cair das nuvens (o que, segundo Machado de Assis é melhor que cair de um terceiro andar). " Trecho roubado de um blog que esqueci qual é, agora...
A expectativa é uma coisa terrível mesmo. Geralmente, o que acontece é mesmo a decepção. Acabamos esperando demais e depois, levamos o baque. Esperamos demais das pessoas, dos momentos, dos encontros e, principalmente, dos reencontros. Quando pensamos que tudo o que foi vivido, um dia, pode ser vivido novamente. Mas, muitas vezes, a encenação que fazemos na nossa cabeça é muito melhor do que o momento do reencontro. Por vários motivos. A ansiedade da espera, a idealização que fazemos do outro, a mudança inevitável depois de certo tempo, o medo de sermos nós mesmos, dentre vários outros fatores que atrapalham a nossa vida. Aí não tem como não esperar demais e acabar se decepcionando.
Outra situação que gera decepção, frustração é quando, mais uma vez, vivemos momentos de intensa alegria, de entrosamento, de diversão e queremos repetir tudo isso. Idealizamos novos encontros, novos momentos e ficamos com eles apenas na proposta, no imaginário.
Mas tem também um outro lado da expectativa. Quando esperamos de menos. Ou melhor, quando esperamos, digamos, o pior. Isso talvez seja até pior do que a própria decepção pela alta expectativa. Afinal, esperar o pior das pessoas é uma coisa terrível de se sentir. Mas existe. Algumas vezes, achamos que a pessoa vai agir exatamente do jeito (negativo) que pensamos. E é isso que acontece. Neste caso, apesar de não esperar demais da pessoa, dói saber que aconteceu exatamente o que esperamos. É muito ruim perceber que estávamos certos quando preferíamos estar errados. Vai ver as pessoas fazem aquilo que acreditamos que elas vão fazer. E talvez seja por isso que devemos ser mais otimistas, esperar coisas melhores das pessoas.
Para o bem ou para o mal, criar expectativas é sempre ruim. Mas é inevitável. Não tem como não acontecer. Mas o melhor é tentar. Afinal, quando não criamos expectativas, se o que vier for bom, saimos no lucro. Seremos surpreendidos. Se for ruim, já não esperávamos nada mesmo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop