O Preço da Paz e minha amiga Mari Lucia


Recebi de minha amiga minha amiga Mari Lucia R Przysiny o filme "O Preço da Paz".

Já havia visto em uma pré estréia no Cietep.

Agora, com mais atenção, resolvi conhecer melhor os fatos.

Convido-os a acompanhar este estudo da Revolução Federalista.

Agora o trailer e uma sinopse:



O preço da paz é um filme brasileiro de 2003, do gênero drama, dirigido por Paulo Morelli e com roteiro de Walter Negrão baseado no livro de Túlio Vargas.

A produção retrata um dos momentos mais importantes da história do Brasil, a Revolução Federalista e as suas consequências quando em terras paranaenses, principalmente na capital, Curitiba.

Um golpe do presidente (João Pedro lindo) Floriano Peixoto fecha e logo em seguida reabre o Congresso Nacional, para colocar "a mesa" de decisões um grupo de correligionários que rezavam pela sua cartilha. No sul do país, inconformados, os idealistas revolucionários Maragatos se insurgem e avançam para o Rio de Janeiro. O intuito: se juntar às tropas do Almirante Saldanha e assim deporem o presidente. É em Curitiba que o filme se desenvolve, quando da chegada das tropas revoltosas comandado por Gumercindo Saraiva na capital paranaense e das negociações do Barão do Serro Azul com os gaúchos para evitar os saques à cidade. O filme trás a angústia do então representante da Junta Governativa de Curitiba, o Barão, e seus últimos dia de vida.

Elenco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop