Campo do Tenente



Campo do Tenente é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2007 era de 6.461 habitantes.

Campo do Tenente situa-se na Microregião Homogênea de Rio Negro, no segundo Planalto Paranaense, na porção sul-sudeste do Estado, identificado pela vegetação campestre, com relevo ondulado. Com uma extensão territorial de 30.200 ha, tem uma área urbana de 5.000 ha e a área rural de 25.200 ha.

Tendo uma altitude média de 802 metros do nível do mar, limita-se ao Norte e Noroeste com o município da Lapa, Nordeste com Quitandinha, Leste com Quitandinha e Piên, e a Sudeste e Oeste com o município de Rio Negro.

Com distâncias de 20 quilômetros de Rio Negro, 30 quilômetros da Lapa e 85 quilômetros de Curitiba, capital do estado, é muito bem servido de rodovias estaduais e federais, com asfalto de boa qualidade.

A criação do município se deu a 25 de janeiro de 1961 pela lei no. 4.338 tendo sido instalado o município a 29 de outubro de 1961.

Etimologia

É termo de origem geográfica, que vem desde o século XVIII, constando em mapas cartográficos de grande importância histórica (Mapa Geográfico da América Meridicional de Olmidilla - 1775, e Mapa da Capitania de São Paulo - 1880). Segundo o IBGE, o termo "Tenente" deve-se a existência de um acampamento militar (em tempos de Guerra dos Farrapos), sob o comando de um tenente, ficando o local, desde então, conhecido pela denominação "Campo do Tenente".

História

Remontam ao ciclo do tropeirismo as origens históricas do povo tenenteano. Do tempo em que se transportava gado dos pampas gaúchos até a Capitania de São Paulo, através do histórico "Caminho Sorocaba-Viamão".

É fato que nesse caminho, única comunicação terrestre de São Paulo com a parte sul do país, permitiu que a longo de seu trajeto surgissem inúmeras povoações, mais tarde importantes cidades.

Comprova-se a antiguidade do lugar, pela citação de mapas datados a partir do século XVIII:

O Mapa da América Meridional, de Olmidilla, 1775, traça a estrada de São Paulo até a localidade de Pitanga, nas nascente do Rio Tibagi, daí em diante assinala as localidades por elas atingidas.

—Romário Martins , (em português) História do Paraná, pg. 110


Segundo o historiador a reconstituição do itinerário incluiria entre tantas localidades, a de Campo do Tenente. Mais adiante, nesta ciranda secular, observamos que no ano de 1800, novamente Campo do Tenente é citado no Mapa da Capitania de São Paulo. Nesta época a região era um grande vazio demográfico, habitado quase que exclusivamente por povos indígenas.

Em 1816 João da Silva Machado investiu na tentativa de colonização da região e levou para Rio Negro cinquenta casais de açorianos, que não se fixaram, dispersando-se. Em 1829, chegaram à região da vizinha Rio Negro os primeiros imigrantes alemães. Estes fatores contribuiram decisivamente para o povoamento da imensa região, consequentemente ao povo tenenteano, que começava a se organizar. Registros históricos nos dão a data de 1847, como sendo o ano da povoação de Campo do Tenente.

Dois fatores contribuíram para o progresso do lugar, a inauguração da estrada de ferro em 1894 e a chegada da energia elétrica, de forma gratuita, no ano de 1907. Este presente comunitário foi oferecido pelo major Henrique Stahlke, que instalou uma indústria no lugar, gerando energia elétrica, favorecendo a localidade.

Na Divisão Territorial de 1936, figurava Campo do Tenente como Distrito Administrativo e Judiciário do município de Rio Negro.

Em 25 de janeiro de 1961, pela Lei Estadual nº 4.338, sancionada pelo governador Moysés Lupion, foi criado o município de Campo do Tenente, com território desmembrado do município de Rio Negro. A instalação deu-se no dia 29 de outubro de 1961. O primeiro prefeito municipal foi sr. Victor Bussmann.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop