A Imigração Ucraniana em Curitiba


A Igreja de São Miguel Arcanjo

A igreja de São Miguel foi construída, no final do século 19, pela comunidade de imigrantes ucranianos da Serra do Tigre, no município de Mallet, Paraná. Uma das construções ucranianas mais antigas do Brasil. Segue um estilo arquitetônico bizantino, tradicionalmente usado nas igrejas ortodoxas eslavas. Possui cúpula oitavada de bronze e um campanário externo. A réplica da igreja não tem função religiosa. No seu interior são expostos ícones religiosos, uma coleção de pessankas e artesanato ucraniano.

A Imigração Ucraniana em Curitiba

No final do século 19, a Ucrânia era um país dividido, dominado e oprimido pelos czares russos ou pelos imperadores austro-húngaros. Eram proibidas publicações ou manifestações públicas em língua ucraniana. Manifestações políticas eram punidas. Nessa época, muitos ucranianos buscaram abrigo fora da Europa. Comunidades de ucranianos formaram-se na Austrália, Canadá, EUA, Argentina, Brasil e outros países.

No Paraná, a maioria dos imigrantes ucranianos chegaram a partir de 1895. Estima-se que foram mais de 20 mil imigrantes. Formaram comunidades principalmente nos municípios em Curitiba, Mallet, Prudentópolis, União da Vitória, Roncador e Pato Branco.

Em Curitiba, entretanto, algumas famílias já haviam chegado em 1876 e outro pequeno grupo, em 1891. A maioria entre 1895 e 1897, vindos da Galícia, parte ocidental da Ucrânia. Estabeleceram-se no Campo da Galícia e por todo o bairro do Bigorrilho, onde existe uma praça dedicada à Ucrânia.

As terras em que se estabeleceram eram de mata fechada. Havia a dificuldade da língua. No início era uma terra estranha e sem recursos. O maior apoio veio da igreja que enviou sacerdotes e iniciou um processo de integração social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop