Vieira da Silva



Concebida pela Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, de Portugal, a exposição exibe um conjunto de documentação inédita ou pouco conhecida. São imagens de fotógrafos profissionais, amigos e familiares; além de testemunhos da própria Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) e de quem com ela conviveu. Embora não gostasse de ser fotografada, o percurso fotobiográfico foi enriquecido com pinturas, desenhos e gravuras dela e do marido, o pintor húngaro Arpad Szenes. A mostra conta com o patrocínio da Agência de Fomento, COPEL, COMPAGAS, SANEPAR, CAIXA e o apoio do Ministério da Cultura e do Governo do Paraná.


Ao escrever que para falar de sua pintura era preciso falar de toda a vida, a artista fazia referência a tudo que viveu e o contexto em que se desenvolveu. Ainda menina viajou por diversas partes, o pai era um economista-diplomata. A paisagem branca da Suíça e a grande biblioteca herdada do pai foram sempre uma memória viva da infância e fatos marcantes em seu desenvolvimento. O branco daquela neve encontra-se presente nas obras da primeira fase de Vieira da Silva. Com a morte do pai, foi a mãe a melhor e maior companheira da artista, até ela se casar com Arpad Szenes. Ele a acompanhou por outros tantos lugares, inclusive o Brasil, onde permaneceram exilados, entre 1940 e 1947, devido a guerra na Europa.

Suíça, Inglaterra, França, Itália, Hungria, Portugal e Brasil estão entre os países por onde a artista portuguesa passou. Ao lado do marido, apesar de formarem um casal discreto, sempre foi cercada por amigos, artistas e intelectuais. Em sua fase brasileira destacam-se Carlos Drummond de Andrade, Carlos Scliar, Maria Saudade Cortesão, Ruben Navarra, Athos Bulcão e Martim Gonçalves. Levada a mudar de países por diversas razões, pelo mundo teve a oportunidade de conviver com as obras de Rembrandt, Chardin, Modigliani e Picasso. Em Paris, freqüentava regularmente o Louvre e absorvia o que havia de novo e moderno no mundo da arte, além de criar seus próprios referenciais com mestres de outras épocas e escolas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop