Casual Friday, reedição para o Filipe


Ambiente de Trabalho





 
O "Casual Friday" foi um conceito surgido nos Estados Unidos no final da década de 70 para diminuir o stress e estimular a produtividade dos trabalhadores, concedendo-lhes, todas as sextas-feiras, maior liberdade e conforto da forma de vestir.
No seguimento desta tendência, as empresas da “Nova Economia” acelararam o abandono dos rígidos códigos de vestuário de outrora. Hoje em dia, já não caímos no erro de definir uma pessoa pela gravata que usa e cada vez é menos invulgar ver um alto quadro de uma empresa em mangas de camisa.
Mas para muitas pessoas, acertar num look informal adequado é uma tarefa complicada e são muitos os que preferem jogar pelo seguro e continuar a refugiar-se no tradicional e seguro “fato e gravata”…
Damos-lhe algumas dicas para seguir as tendências gerais do “casual Friday*” e garantir um look casual sem ficar a sentir-se como “um peixe fora de água”.
# Não abuse da informalidade. Usar roupa mais confortável não deverá ser sinónimo de desleixo. Embora os jeans sejam cada vez mais bem recebidos, as t-shirts e ténis desportivos devem ficar reservados para os segmentos mais “jovens”. Para o traje informal na empresa, opte por calças de algodão e pólos ou camisas lisas ou com padrões simples (riscas ou xadrez).
# Siga o padrão geral. Como na maior parte das situações, também no que diz respeito ao vestuário no local de trabalho, a melhor dica é saber integrar-se no meio que o rodeia sem destoar. Se não faz ideia de como se apresentar, olhe à sua volta e siga o padrão geral dos seus colegas e chefias como modelo.

# Reciclagem não é opção. Não caia no erro de tentar adaptar as camisas e os fatos habituais a um estilo mais informal. Vestir o seu blazer de sempre com t-shirt? Deixar o casaco do fato em casa e usar as calças com uns ténis? Evite cair no ridículo, investindo num novo e adequado guarda roupa… Acredite que notará a diferença!

# Assuma a sua individualidade. Um dos principais motivos que leva as empresas a optar por um estilo mais descontraído prende-se com a vontade de pôr fim ao distanciamento e formalidade inerente ao tradicional “fato e gravata” e encorajar a identidade própria de cada individuo. Saiba adaptar as “regras” ao seu gosto pessoal e à sua personalidade
# Planeie com antecedência. No que diz respeito aos homens, o abandono do “uniforme empresarial” torna a tarefa de se vestir muito mais complexa. Um truque para facilitar o processo é estabelecer regras básicas e definir previamente algumas combinações que pode fazer.
# Mantenha a sobriedade. Não fuja muito do que habitualmente é associado a uma imagem profissional e de autoridade, pois também pelas cores podem projectar o seu profissionalismo para os colegas e superiores. Opte pelos tons “tradicionais”, como o preto, o azul e o cinzento, contrastando com alguns tons mais claros como o bege.

Aconselhável:
- Camisas Pólos;
- Camisa de Algodão;
- Camisas de riscas finas ou de xadrez miúdo;
- Parkas ou Casacos de couro ou camurça;
- Calças desportivas khaki ou azul marinho;
- Calças jeans mais clássicas, em bom estado e sem vincos;
- Mocassins.
A evitar:
X T-shirts com frases humorísticas;
X T-shirts de clubes de futebol;
X T-shirts sem mangas ou de decote em bico;
X Calções e bermudas;
X Calças jeans desfiadas e manchadas;
X Calças e camisas do mesmo tecido ou com igual padrão;
X Blusão ou camisa de jeans

Casual Friday (tambémconhecido como vestir-down Sexta-feira, dia ou simplesmente Casual) é um costume americano e canadense, que se espalhou para outras partes do mundo, em que alguns escritórios de celebrar um semi-prorrogação da constrições de um código de vestimenta formal. 


Considerando que, durante o resto da semana, camisas sociais, ternos, gravatas, calças e sapatos de vestido são a norma, na sexta-feira Casual trabalhadores são autorizados a usar roupas mais casuais.

Alguns escritórios têm um vestido temático no dia, ou incentivam as pessoas a usar roupas muito casuais.

Neste dia, mesmo os gestores estão autorizados a se vestir para baixo. 

Algumas empresas e escolas operam um vestido ocasional "para baixo" dia, onde os empregados pagam uma pequena taxa para ter permissão de usar roupas casuais (ou vestido mesmo fantasia), o dinheiro será doado para caridade.

Casual Friday começou na década de 1950 originalmente como uma tentativa de elevar o moral do trabalhador no branco nova-ambiente do escritório de colarinho. 

Na década de 1970, quando a produção de roupas baratas fora dos Estados Unidos tornou-se mais difundida, houve uma campanha maciça de grandes produtores de vestuário para fazer Casual sexta-feira um evento semanal.

Casual Friday não é considerada como sendo uma solução flexível e só deve ocorrer no mesmo dia em questão. 

Após o estouro da bolha das pontocom, houve uma reação por muitas empresas, com o restabelecimento dos códigos de vestimenta.

O maior recuo foi por empresas que haviam permitido jeans azul antes, e agora exigido, pelo menos, negócios mais formal, informal ou até mesmo "negócio formal".

Comentários

  1. huauhahuahau só vc msm Mister Casa Grande REEDIÇÃO entao huauhahuahuahua

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop