DI CAVALCANTI, BRASIL E MODERNISMO


artistas: Di Cavalcanti
curador: Olívio Tavares
nº de obras: Aproximadamente 80
local: Sala 1

Obra

Para continuar com as comemorações de uma década do Museu Oscar Niemeyer (MON), o espaço recebe nesta quinta-feira, 6 de dezembro, às 19 horas, a exposição “Di Cavalcanti, Brasil e Modernismo”. A mostra é uma retrospectiva de um dos mais expressivos artistas do período modernista da arte brasileira, que retratou o povo e a cultura do nosso país. Aproximadamente 80 obras, divididas entre trabalhos sobre tela, papel, desenhos e aquarelas, estão na mostra e retratam a intimidade e a vertente lírica do pintor e desenhista carioca. O curador Olívio Tavares realizou uma seleção dos trabalhos mais significativos do artista presentes tanto em acervos museológicos do Brasil quanto em coleções particulares.
A carreira artística de Di Cavalcanti se iniciou em 1914, quando aos 13 anos publicou, na Revista FON-FON, no Rio de Janeiro, sua primeira caricatura. Foi morar em São Paulo para estudar Direito e acabou atuando como jornalista no jornal O Estado de São Paulo. Aos 20 anos, começou sua produção como pintor e no mesmo ano fez sua primeira exposição individual. Di Cavalcanti foi também um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922.

Cinco moças de Guaratinguetá, 1930 - Óleo s/ tela - 92 x 70 cm - Coleção MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Cinco moças de Guaratinguetá, 1930 - Óleo s/ tela - 92 x 70 cm 
Coleção MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop