John William Coltrane




John William Coltrane (kōl'trān) - (HamletCarolina do Norte23 de setembro de 1926 —Long IslandNova Iorque17 de julho de 1967) foi um saxofonista e compositor de jazz norte-americano, habitualmente considerado pela crítica especializada como o maior sax tenor do jazz e um dos maiores jazzistas e compositores deste gênero de todos os tempos. Sua influência no mundo da música ultrapassa os limites do jazz, indo desde o rock até a música erudita.
Atuou principalmente durante as décadas de 1950 e 1960. Embora tocasse antes de 1955, seus principais anos foram entre 1955 e 1967, durante os quais reformulou o jazz e influenciou gerações de outros músicos. As gravações de Coltrane foram prolíficas: ele lançou cerca de 50 gravações como líder nestes doze anos, e apareceu em outras tantas lideradas por outro músicos. Através de sua carreira, a música de Coltrane foi tomando progressivamente uma dimensão espiritual que iria consagrar seu legado musical.
Junto com os saxofonistas tenores Coleman HawkinsLester Young e Sonny Rollins, Coltrane mudou as perspectivas de seu instrumento. Coltrane recebeu uma citação especial do Prêmio Pulitzer em 2007,[1] por sua "perita improvisação, musicalismo supremo e um dosícones centrais na história do jazz."

Início da carreira musical

Casa de John Coltrane, na Filadélfia.
Em 1945, Coltrane entra para a Marinha dos Estados Unidos, sendo designado para uma base noHavaí e destacado para a banda militar a tocar clarinete em um grupo chamado Melody Makers.[2] Lá, grava com um quarteto de marinheiros em 13 de julho de 1946. Uma performance da música "Hot House", do compositor Tadd Dameron, foi lançada em 1993 pela antologia da Rhino RecordsThe Last Giant.[4]
Coltrane não chegou a entrar em combate. Após voltar do Havaí, em 1946, começa a tocar em diversos pequenos bares e clubes ao redor da Filadélfia. Nessa época ele adquire vício por heroína eálcool. No verão de 1946, entra para o grupo de Joe Webb e depois para a King Kolax Band, com o saxofonista Charlie Parker. É dito que seria nesse grupo que ele decide trocar o saxofone alto pelo tenor, visto que Parker, que tocava saxofone alto, já havia "esgotado" as possibilidades desse instrumento.[5]
Na metade de 1948, entra para a Jimmy Heats Band, que em 1949 passaria a se chamar Howard McGhee All Stars. No mesmo ano, Coltrane recebe o convite de Dizzy Gillespie para tocar saxofone alto em sua big band, realizando em 21 de novembro sua primeira gravação com o grupo. A banda acabou em maio de 1950, mas Coltrane continuou tocando com um grupo menor de Gillespie até maio de 1951. No dia 1 de março, ele faz seu primeiro solo em uma gravação, na música "We Love to Boogie" do grupo de Gillespie. Ele toca com o grupo de Earl Bostic em 1952, e depois vai para o de Johnny Hodges em 1954, mas em setembro do mesmo ano é expulso devido a seu vício emheroína.

My Favorite Things

My Favorite Things foi gravado entre 21 e 26 de outubro de 1960. O grupo era formado por um quarteto, com John Coltrane (saxofone),McCoy Tyner (piano), Elvin Jones (bateria) e Steve Davis (baixo). Um álbum em que Coltrane introduz revisitações harmônicas mais complexas de músicas como "My Favorite Things" (uma valsa de Richard Rodgers & Oscar Hammerstein), e "But Not For Me" (de George Gershwin). Em uma época em que o saxofone soprano se tornava obsoleto, Coltrane demonstrou com ele uma inventiva habilidade para o idioma do jazz.
Seu último álbum para a Atlantic é Olé Coltrane, gravado em maio de 1961. Depois ele assinaria com a Impulse! Records gravandoAfrica/Brass.
Geralmente, é dito que o motivo por Coltrane ter assinado com o selo Impulse! seria que assim ele poderia trabalhar com o engenheiro de som Rudy Van Gelder novamente, o qual tinha trabalhado com Miles Davis nas sessões para a Prestige Records, assim como para seu álbum Blue Train. Seria no novo estúdio de Van Gelder em Englewood Cliffs, Nova Jerséi, que Coltrane gravaria muitos dos seus discos para o selo.
No começo de 1961, o baixista Steve Davis seria substituído por Reggie Workman, enquanto ingressava também no grupo o saxofonista Eric Dolphy. O quinteto tocou no clube de jazz Village Vanguard em novembro de 1961, o qual lançaria essa gravação no álbum Live at the Village Vanguard, um LP com uma improvisação de 16 minutos da música "Chasin' the Trane". Apresentando em sua maioria músicas experimentais, influenciadas por ragas indianas, os recentes desenvolvimentos do jazz modal e o nascente movimento do free jazz. Os saxofonistas Sun Ra e John Gilmore foram uma de suas principais influências; uma das canções de vanguarda mais celebradas naquela época, "Chasin' the Trane" foi fortemente influenciada pela música de Gilmore.



My Favorite Things

My Favorite Things

Raindrops on roses andPingos de chuva em rosas e
Whiskers on kittensManchas nos gatinhos
Bright copper kettles andtachos de cobre brilhantes e
Warm woolen mittensWarm luvas de lã
Brown paper packagespacotes de papel de Brown
Tied up with stringsAmarrado com cordas
These are a few ofEstes são alguns dos
My favorite thingsMinhas coisas favoritas
Cream colored ponies andCreme colorido, póneis e
Crisp apple strudelsApple Crisp strudels
Door bells and sleigh bellscampainhas e os sinos
And schnitzel with noodlesE bife com macarrão
Wild geese that fly withOs gansos selvagens que voam com
The moon on their wingsA lua em suas asas
These are a few ofEstes são alguns dos
My favorite thingsMinhas coisas favoritas
Girls in white dressesGarotas de vestidos brancos
With blue satin sashesCom cintos de cetim azul
Snowflakes that stay onNeve que ficam no
My nose and eyelashesMeu nariz e pestanas
Silver white wintersPrata e branco inverno
That melt into springsQue derretem em mananciais
These are a few ofEstes são alguns dos
My favorite thingsMinhas coisas favoritas
When the dog bitesQuando o cão morde
When the bee stingsQuando a abelha pica
When i'm feeling sadQuando estou me sentindo triste
I simply rememberEu simplesmente me lembro
My favorite thingsMinhas coisas favoritas
And then i don't feel so bad.E então eu não me sinto tão mal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop