O campo de concentração Clevelândia - Governo Arthur Bernardes

O período presidencial de Bernardes ficou conhecido pela repressão e violência aos opositores. O estado de sitio permanente e a criação da Casa de Detenção de Clevelândia, em plena Amazônia, apontada como “o mais tétrico dos campos de concentração da época” são exemplos disto. Ganhou o apelido de “O Calamitoso”.


No Brasil o campo de concentração Clevelândia foi construído pelo governo Arthur Bernardes (1922-1926), para prender e isolar até à morte, anarquistas, cafetões, desocupados, soldados e marinheiros revoltosos.

Não tardaram a aparecer campos de concentração no Amapá para anarquistas, como o de Clevelândia, no governo de Arthur Bernardes no início dos anos 20, muito antes dos campos nazistas que foram familiares aos norte-americanos para japoneses e aos soviéticos para dissidentes, até mesmo a aparição dos campos de extermínio chineses que foram espelho para os nazistas.

..........que indicam que a influência anarquista no movimento operário cresceu mais durante este período do que no já fundado (PCB) e só a repressão do governo de Artur Bernardes, viria diminuir a influência das idéias anarquistas no seio do movimento grevista. Artur Bernardes foi responsável por campos de concentração e centros de tortura, nos quais morreram inúmeros libertários, sendo que o pior de tais campos foi o de Clevelândia, localizado no Oiapoque.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop