Sunomono com kani kama

Kani-kama (em japonês: カニカマ, Kani-kama) é um prato típico do Japão feito de caranguejo. Em japonês, a palavra kani significa caranguejo e deu origem ao nome do produto porque é aromatizado com extrato ou carne desse crustáceo. Na década de 70, o Japão começou a industrializar o kani, que rapidamente se tornou popular no mundo inteiro.

Tendo como base a receita dos ancestrais, hoje o principal componente do kani é o surimi – massa feita com carne de pescado. Para seu preparo são usados peixes de carne muito branca, provenientes dos mares mais gelados. A carne é moída e lavada em água doce gelada. Ao surimi são acrescentados extrato de caranguejo ou lagosta e ingredientes como amido de trigo, clara de ovo, açúcar, extrato de algas, sal, vinho de arroz, proteína de broto de feijão e glutamato monossódico.

Essa pasta é moldada em finas camadas, que são enroladas até ficarem com 1,5 cm de diâmetro. Em seguida, a massa é tingida com corante alimentício vermelho, embalada em plástico a vácuo, cozida na própria embalagem e cortada dentro do plástico em bastonetes com 7,5 cm e 17 gramas cada. Estão prontos para serem congelados.

O kani kama é alimento rico em proteína, nutriente importante no cardápio diário, pois participa na composição de hormônios e enzimas e é fundamental para a manutenção do organismo. Embora rico em proteína, contém menor quantidade do que os pescados frescos, não podendo substituí-los integralmente.


Sunomono com kani kama





Ingredientes

1 pepino japonês fatiado bem fino
5 bastões de kani kama
1 colher (sopa) de gergelim torrado
Depois de fatiados os pepinos devem ser colocados numa peneira, temperados com sal e deixados pra desidratar por uns 15 minutos.
Desfie o kani kama, reserve.
Torre o gergelim.

Para o molho Amazu

4 colhers (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de açucar (parece muito, mas não é)
2 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de sal

Coloque os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo médio até que o sal e o açúcar tenham derretido totalmente, sem deixar ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.
Numa saladeira coloque os pepinos lavados, o kani kama, e sobre eles derrame o molho já frio.
Misture com cuidado e leve para gelar por meia hora.
Antes de servir salpique o gergelim torrado sobre a salada, siva como entrada.

Nibaizu
 é o molho que leva vinagre de arroz e molho de soja (shoyo) que é feito misturando uma medida de vinagre e uma medida de shoyo. Levar os ingredientes ao fogo mas deixar esfriar antes de servir. Prove para ver se está bom de sal.
Sanbaizu
 é molho de vinagre de arroz, molho de soja e açúcar. O açúcar pode ser substituído por mirin um tipo de sake de baixo teor alcóolico e alto teor de açúcar usado como tempero. Misture uma parte de vinagre par uma parte de shoyo e meia parte ou mirin. Adicione sal se desejar. Misturar os ingredientes e levar ao fogo para incorporar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop