Kumon




Kumon é uma instituição de ensino particular de matemática, português, japonês e inglês. A palavra designa adicionalmente o método de estudo individualizado que comercializa.

A instituição foi fundada no Japão, em 1956, pelo professor Toru Kumon e teve sua primeira sede na América do Sul aberta em 1977, na cidade de Londrina, Paraná. Em 2005, o Kumon está presente em 44 países.

HistóriaO Método Kumon nasceu em 1954 no Japão. Quando o filho de Toru Kumon, Takeshi Kumon, começou a ter dificuldades em matemática na escola, a sua mãe, Teiko Kumon, pediu uma solução a Toru, já que ele era professor de matemática. Porém, Toru não tinha tempo de lecionar ao seu filho. Assim, criou um material didático auto-instrutivo, para que o filho pudesse estudar sem depender dos ensinamentos de alguém e orientou-o para que trabalhasse conforme o ritmo de sua aprendizagem.

Em pouco tempo, as dificuldades de Takeshi foram sanadas e Toru percebeu que seria bom que se o seu filho prosseguisse e aprendesse conteúdos mais avançados em relação à sua série. Takeshi alcançou conteúdos de nível universitário ainda na sexta série do ensino fundamental. Como já estava estudando conteúdos mais avançados em relação à sua série, o seu rendimento escolar era excelente. Percebendo isso, os pais de outros alunos vieram a saber do emprego do método e pediram exercícios iguais para os seus filhos.

Sede do Kumon Institute of education Co., Ltd. (日本公文教育研究会), em Chiyoda, Tokyo, Japão.Com o crescente sucesso entre os colegas de Takeshi, Toru pensou em disponibilizar o método para quem estivesse interessado. Desse modo, já em 1956, a esposa Teiko abriu a primeira unidade do Kumon, em Osaka, Japão, concretizando a idéia de Toru.

O método conta, atualmente, com mais de 4 milhões de alunos.

O Kumon na América Latina e no BrasilO Kumon chegou a América Latina em 1977, quando foi aberta a primeira unidade em Londrina, no estado do Paraná. Dois anos depois foi aberta a primeira unidade na Colômbia, começando a expansão do método para outros países da América Latina. Em 1989 já contava com 10 mil alunos na América Latina. Em 1994 foi inaugurada a matriz do Kumon América do Sul na cidade de São Paulo. Atualmente o Kumon América do Sul conta com 125.000 alunos, e 2002 unidades.
O métodoEnquanto estuda Matemática, Português, Inglês ou Japonês, o aluno do Kumon aprende a buscar a informação por si próprio, resolve e corrige exercícios (tudo com um mínimo de ajuda do orientador) se tornando um autodidata. Além de desenvolver diversas outras capacidades, como hábitos de estudo, concentração, raciocínio lógico, agilidade mental, capacidade de execução de tarefas, autonomia, responsabilidade, disciplina, entre outras.

O "Kumon Lingua Pátria" conta com livros consagrados de escritores renomados. Na rotina diária do estudante do Kumon Lingua Pátria são obrigatoriamente exigidos no minimo 10 minutos de literatura dos respectivos livros. O Kumon de Lingua Pátria tem seu foco na interpretação de texto e no hábito de leitura, tornando os alunos capazes de ler, entender e opinar sobre suas leituras.

Cronologia

Julho de 1954 - Toru Kumon cria o método para seu filho, Takeshi.
Julho de 1959 - O número de alunos ultrapassa 10 mil.
Julho de 1975 - O número de alunos ultrapassa 100 mil.
1977 - Chega ao Brasil o método Kumon.
Abril de 1981 - Criado o curso de japonês para japoneses (Kokugo)
Novembro de 1981 - O número de alunos ultrapassa 1 milhão.
1994 - Criado o curso de português para brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop