Maria Odete Brito de Miranda
Nome completo Maria Odete Brito de Miranda
Nascimento 29 de Maio de 1959 (51 anos)
Rio de Janeiro
Nacionalidade Brasil
Ocupação cantora, atriz e dançarina
Parentesco Sula Miranda (irmã)
Cônjuge Chrystian (década de 1980)
Claudio Alves (2002)
Juliano Cezimbra (2002)
Guto Guitar (2006)
Demmis Miranda ( ? -2010)
Filho(s) Thammy Gretchen 1981 (28–29 anos)
Página oficial: www.gretchen.com.br/
Gretchen (nome artístico de Maria Odete Brito de Miranda, Rio de Janeiro, 29 de maio de 1959), é uma cantora, atriz e dançarina brasileira que é conhecida como a "Rainha do Bumbum" em razão do jeito como dançava, virando-se de costas para as câmeras de televisão e para a plateia, tornando-se a pioneira do gênero "Bunda Music", vendeu mais de 12 milhões de discos em toda sua carreira musical e emplacou hit's como Freak Le Boom Boom, Conga, Conga, Conga e Melô do Piripipi (Je Suis La Femme), que alcançaram o 1º lugar na América Latina e em países hispânicos .
Biografia
Gretchen iniciou a carreira como "crooner" da orquestra do Maestro Zaccaro em 1976. Ainda na adolescência, integra o grupo As Melindrosas juntamente com as irmãs Sula Miranda, Sueli, Yara e a prima Paula.
Depois partiu para carreira solo (fim dos anos 1970, a era disco) com o compacto Dance With Me, pelo qual recebe um disco de ouro por mais de 150 mil cópias vendidas. A estreia de Maria Odete como "Gretchen" para o grande público da TV aconteceu no Programa Carlos Imperial, na extinta Rede Tupi.
"Gretchen" surgiu no ano de 1978 pelas mãos do argentino Santiago Malnati, conhecido nos meios musicais como Mister Sam. Em 1977, Sam a viu num programa de calouros junto com suas irmãs, que se apresentavam como "As Mirandas" e assumiu a sua carreira. Seus sucessos foram Freak Le Boom Boom, Conga Conga Conga e o Melô do Piripipi, entre outros, mas pelas décadas seguintes é associada a estes seus mais conhecidos hits.
Neste período, Gretchen torna-se recordista por chegar a mil espetáculos em menos de três anos, sendo uma das mais bem sucedidas artistas brasileiras na época.
Gretchen vendeu cinco milhões de discos no Brasil e dois milhões entre Argentina, Paraguai e Uruguai apenas com o disco My Name is Gretchen. Ela se apresentou na Coreia do Sul, por toda Europa e Estados Unidos, inclusive com shows de lambada, ritmo que era um hit no início da década de 1990. Até hoje é presente em shows, na TV e em disco, e é por muitos reconhecida como a pioneira de um estilo.
Gretchen posou nua pela primeira vez para a revista Status, fotografada por Cinira Arruda. Apareceu depois em outras revistas: Homem, Sexy, Hunter, Playboy e até para uma revista de circulação internacional. Ela também teve edições especiais da revista Homem, feitas especialmente para ela nos anos de 1984, 1985 e 1986. Seus nus foram feitos não apenas quando a cantora era jovem e estava no auge da fama, mas também quando já estava na faixa dos quarenta anos. Gretchen chegou a posar nua até mesmo quando estava grávida em 2003, aos 44 anos.
A carreira de Gretchen no cinema iniciou em 1979 em um filme infantil com suas irmãs, "Vamos Cantar Disco Baby". Em 1982, Gretchen fez o filme Aluga-se moças, pornochanchada que contava também com a participação de Rita Cadillac e ganhou certo aspecto cult no Brasil. Rodou também "A Rota do Brilho", de Deni Cavalcanti, ao lado de Alexandre Frota.
Comentários
Postar um comentário