Teatro São João - Lapa



Teatro São João
Estilo Luso-Brasileiro
(1874 - 1876) Lapa, PR


As mucamas já estavam habituadas. Nas tardes de sábado, deixavam a casa dos senhores e, com latas e baldes vazios, buscavam as fontes. Em casa, aquecida em fogões de lenha, a água tinha destino certo: o banho semanal dos sinhôs e das sinhás. Natural que as mucamas se alvoroçassem na tarde de 27 de janeiro de 1887, simples quinta-feira, quando todos os sinhôs e as sinhás resolveram antecipar em dois dias a rotineira cerimônia dos sábados. A simples quinta-feira, com a solenidade de um sábado, anunciava a realização de um sonho nasceido em 1872, quando a cidade tinha "cento e setenta e duas casas habitadas, dezenove desabitadas, uma Igreja Matriz, uma casa de Câmara e Cadeia, quatro ruas longitudinais, seis transversais, três largos, um cemitério católico, quatro pontes, oitocentos e noventa e dois habitantes na área urbana e sete mil, setecentos e vinte e sete na rural".
Acalentado a quinze anos, o sonho acontecia: na cidade da Lapa, no Paraná, num teatro com 212 lugares: 79 na platéia e 133 distribuídos entre os camarotes. Nas ruas quentes e molhadas - a natureza, desconhecendo o motivo de tanto entusiasmo, ou, quem sabe, festejando, havia brindado a cidade com muita chuva na primeira parte do dia - , os baldes e as latas das mucamas esbarravam nos bancos e nas cadeiras que os escravos, suando, pés no chão, transportavam das moradias para o Teatro ainda sem mobília.
Na hora marcada, as ruas principais iluminadas por archotes e a sala de espetáculos, por lampiões, o Teatro São João - nome em homenagem a João Pereira Braga, fundador da cidade, antes Vila do Príncipe - que já havia funcionado informalmente havia onze anos, abriu as cortinas, e a atriz espanhola Pepa Ruiz interpretou a opereta "Os sinos de Corneville", de Planquette, compositor francês.
Ainda hoje, passados mais cem anos, a lembrança do dia em que o trânsito assustou os cavalos, fazendo-os disparar com as carruagens, continua parte das histórias que os habitantes da Lapa costumam rememorar quando evocam seus antepassados. Mais, talvez, que uma nebulosa visita do Imperador D. Pedro II, que um jornalista da comitiva imperial assim registrou: "Houve um baile esplêndido, de que nem vimos o fim. No meio da terceira valsa, fomos polcando até Morretes e, de lá, num galope infernal até Curitiba". Quanto a D. Pedro II, que diziam meticuloso, afirma no dia 2 de junho de 1880, em seu diário: " Na Lapa também começou-se um theatro que felizmente aproveitaram para pequena livraria pública que dá livros a quem os pede para ler. Lembrei que utilizassem o theatro para salas de aulas".
O Teatro São João transformou-se em enfermaria de emergência na Revolução Federalista, em cinema mudo no início do século XX, em cinema falado, o primeiro da cidade. Além disso, sediou a Primeira Exposição Regional de Agricultura e, durante vários anos, leilões de perus, leitões, galinhas e objetos variados, em benefício da festa de São Benedito.
Quase em ruínas, em 1950 o prédio foi adapatado para abrigar a Rádio Legendária da Paróquia da Lapa, que ocupou durante vinte e cinco anos. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1969 e, mais tarde, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Teatro São João, único remanescente dos teatros construídos na Província do Paraná, foi restaurado pelos arquitetos José La Pastina Filho e Cyro Correa de Oliveira Lyra, sob a orientação do IPHAN, em convênio com a Prefeitura. Entregue novamente ao público em 1976, como sala de espetáculos, cumpre o papel que lhe reservaram Emydio Westphalen, Pedro Fortunato de Souza, Magalhães Junior e João Domingos Garcia. Representantes da Sociedade Literária Lapeana, eles compraram, por 500 mil réis, em 1873, um terreno que media 93 palmos de fundos...

Comentários

  1. É enorme prazer constatar sua volta, senti falta, na escola onde dou aula sua página é consultada para pesquisas, não sei quem começou e onde lhe encontrou.
    Bom retorno!

    ResponderExcluir
  2. Eu moro nessa cidade da Lapa e a construção desse teatro oque ele foi no cenário do cerco da Lapa é um fato muito interessante. Tudo bem preservado como de época, varias historias se passaram la dentro tem um poço onde no tempo do cerco eram jogados pessoas devido a batalha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop