Previsão Climática para o Inverno/2011 - Simepar

Características Climáticas do Inverno

Chuva: o inverno é caracterizado pelos menores valores de precipitação acumulada analisando-se a climatologia disponível. As chuvas apresentam distribuição espacial seguindo a trajetória típica das passagens de sistemas frontais (frente frias), com a orientação sudoeste- nordeste. Normalmente as chuvas são acompanhadas de trovoadas e ventos moderados. Os meses de julho e agosto são os "mais secos" do ano. A partir de setembro as chuvas no Paraná começam a sofrer alterações em seu regime, com o desenvolvimento de áreas de instabilidade associadas ao aquecimento mais pronunciado, entre o Centro-Oeste brasileiro e o Paraguai.

Temperatura: o inverno é a estação mais fria do ano. As temperaturas apresentam forte variação espacial, onde no Norte e Oeste do Estado são observadas as temperaturas mais altas da estação e no centro-sul do Estado as temperaturas mais baixas. Ingressos de massas de ar com características frias são normais após a passagem de frentes frias, que ocasionam quedas acentuadas nas temperaturas num intervalo entre 24 h à 48 h. A estação do inverno é sujeita a formação de geadas em boa parte do Estado (com menor probabilidade no norte do Estado). Os maiores riscos climáticos de geadas são detectados nas regiões mais altas do Estado (áreas dos municípios de Palmas, Guarapuava e Inácio Martins). Recomenda-se aos usuários acompanharem as previsões de tempo diárias (para os intervalos 24 h, 48 h e 72 h) sobre a possibilidade de ocorrência de geadas no Paraná. Os nevoeiros são típicos na estação do inverno, com intensidade e duração diretamente associadas ao padrão de tempo predominante na região.


Como vai ser o Inverno de 2011 (Jul - Ago - Set)

Condição de Grande Escala
A situação climática em escala global, conforme as últimas atualizações disponíveis, indica que no decorrer do trimestre válido para esta previsão, haverá um processo de alteração no cenário climático de grande escala. Ao longo do primeiro semestre de 2011 observou-se a presença do fenômeno La Niña, influenciando de maneira significativa no regime de precipitação no Paraná ao longo das estações do verão e outono de 2011. Contudo a partir do mês de maio, a La Nña teve seu enfraquecimento e com a observação de anomalias de TSM muito próximas da normal a abaixo na região da bacia do oceano Equatorial na primeira quinzena de junho.
As previsões climáticas (baseadas em modelos de previsões dinâmicos e estatísticos) da evolução das anomalias de TSM indicam que no trimestre julho-agosto-setembro de 2011 a situação de grande escala evoluirá para uma condição de normalidade a muito próxima desta, da TSM.

Com isso, a previsão climática para a estação do inverno indica que:

o regime de precipitação se apresentará normal a ligeiramente abaixo da média climatológica. Assim, ainda espera-se que a distribuição das precipitações seja irregular, como já ocorreu no outono, sendo que as chuvas serão registradas basicamente pela passagem de frentes frias. É bom salientar que climatologicamente os meses de julho e agosto apresentam um menor acúmulo de precipitação em relação aos demais meses do ano;

a previsão das temperaturas para o trimestre julho-agosto-setembro/2011 é de que as mesmas fiquem próximas da média histórica. A queda mais acentuada nos valores de temperatura estará associado diretamente à intensidade das massas de ar frio que ingressarem no estado durante a estação. Sequências de dias com temperaturas mais amenas poderão ocorrer entre os períodos de dias mais frios, sendo que sempre associado a uma situação de falta de precipitação. Há possibilidade da ocorrência de frio muito intenso em alguns dias do inverno/2011, com a formação de geadas em todo o Estado. A previsibilidade para o risco de geada é de até 72 h de antecedência.

As informações climáticas são atualizadas mensalmente, com horizonte de previsão de 3 meses. Maiores contatos podem ser feitos através do telefone (0xx41) 3320-2020 ou através do endereço eletrônico opera@simepar.br

Chuva Média Mensal em Julho, Agosto e Setembro



 
Alerta sobre o uso das Previsões Climáticas: a Previsão Climática disponibilizada pelo Instituto Tecnológico SIMEPAR é proveniente da análise de informação do monitoramento climático global e dos modelos de previsão climática do CPTEC/INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), IRI (International Research Institute for Climate Prediction) e CPC/NCEP (Climate Prediction Center) e possui caráter experimental. Essa informação é disponibilizada ao públic oem geral,porém,nenhuma garantia implícita ou explícita é dada pelo Instituto Tecnológico SIMEPAR. A responsabilidade pelo uso das informações contidas neste boletim de previsão é do usuário. A Previsão Climática informa o estado dominante do clima (médias das chuvas e das temperaturas regionais) para o trimestre da previsão. Eventos severos como riscos de vendavais, granizo, geadas, neve e tempestades não são abordados neste boletim de previsão. O risco da ocorrência de eventos severos condicionados aos padrões climáticos pode ser estimado pelo Instituto Tecnológico SIMEPAR mediante solicitação especial. A resolução espacial e temporal da Previsão Climática não é adequada para o planejamento de atividades de lazer como viagens e eventos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop