Eu

Eu
Paulo Rogério De Mari Casagrande

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Planta do Centro do Rio em 1906 com Morro do Castelo, Santo António e Senado

Abaixo o trecho de uma planta da Cidade do Rio de Janeiro, de 1906, onde vemos o centro da cidade com indicação das obras de melhorias da Administração do Prefeito Pereira Passos e do Presidente Rodrigues Alves. Esta planta mostra as grandes transformações urbanisticas ocorridas naquele histórico e agitado quatriênio de grandes obras de modernização do Rio de Janeiro.
Na planta vemos tanto a Av. Beira Mar inaugurada em 1906 como Av. Rio Branco inaugurada em 1905. Podemos ver o antigo Morro do Castelo que teria as margens de seu sopé um pouco cortadas e invadidas para dar espaço à grandes construções que se seguiriam naquela década, cujas fachadas se voltavam paraAv. Cental, hoje chamada Av. Rio Branco. Esta construções seriam a Biblioteca Nacional, antigo edifício do Supremo Tribunal Federal e Escola Nacional de Belas Artes, atual Museu Nacional de Belas Artes.
Morro de Santo António é visto na planta assim como o Morro do Senado também é visto, mas aparecendo o traçado da Praça da Cruz Vermelha e Avenida Mem de Sá, abertas naquela época.
Planta centro do rio em 1906 com morros do Castelo Santo Antonio e Senado
O trecho da planta de 1906 da Cidade do Rio de Janeiro com indicação das melhororias da administração Pereira Passos. Na planta podemos ver o Morros do Castelo e de Santo António que não haviam sido arrasados, e o Morro do Senado, que foi arrasado dando lugar à Praça da Cruz Vermelha, todos os três com as indicações das curvas de nível com suas cotas de níveis ou alturas. As terras do Morro do Senado foram usadas para aterros feitos para construção do Novo Porto do Rio de Janeiro.
Planta do Centro do Rio em 1906
Planta do Centro do Rio em 1906
Nesta planta de 1906 vemos os morros arrasados e a antiga Ponta do Calabouço.
Centro do Rio em 1873
Centro do Rio em 1873
Fantástico panorama de 1873 mostra o centro do Rio com antigos morros, litoral e construções.
Centro do Rio em 1914
Mapa turístico do Centro do Rio em 1914
Centro da cidade em mapa turístico de 1914 onde vemos morros arrasados e antigo litoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário