Aprenda a preparar molho de tomate simples para acompanhar macarrão




Ingredientes:

- 1 xícara de tomates do tipo italiano inteiros (precisa ser inteiro e do tipo italiano, embora eu confesse que, às vezes, quando estou com preguiça, compre aqueles que já vêm picados)

- 1 colher de sopa de azeite de oliva e um pouco mais para o acabamento

- 1 dente de alho picado (ou 2 colheres de sopa de cebola bem picadinha)

- 1 pitada de pimenta calabresa (opcional aqui e em todas as receitas subsequentes; gosto de usar sempre que possível)

- Folhas de manjericão

- 1 colher de chá de açúcar

- ¼ de xícara de vinho tinto

- ½ colher de chá de sal

- 220 gramas de penne, ou da massa à sua escolha

- Parmesão, pecorino ou qualquer outro queijo que possa ser ralado na hora para polvilhar a massa

Passe os tomates num processador ou amasse-os com um misturador (eu faço o último), pique-os ou simplesmente abra-os com as mãos. Aqueça o azeite numa frigideira em fogo médio, acrescente o alho (ou as cebolas), a pimenta calabresa e um molho inteiro de manjericão. Diminua o fogo (você não vai querer que o manjericão fique marrom) e frite até o alho ou a cebola dourar, de 2 a 3 minutos. Junte os tomates e aumente o fogo novamente para médio; quando o molho começar a ferver, junte o açúcar, o vinho e o sal. Depois de 5 minutos, prove para ver se precisa de mais sal; se estiver ácido, acrescente uma ou duas pitadas de açúcar. Ponha em fogo baixo e experimente após 15 minutos. Quando todos os sabores estiverem bem misturados, está pronto.

Ponha uma panela grande de água, com tampa, em fogo alto. Quando a água estiver em vigorosa ebulição, junte uma porção generosa de sal (água salgada é essencial para uma massa saborosa, ela deve ter o aroma do Mediterrâneo).

Junte a massa e espere a água ferver novamente (vai ajudar se você tampar a panela durante esses breves momentos; só não se esqueça de tirar a tampa assim que a água ferver novamente), depois dê umas boas mexidas na panela. Deixe cozinhar, mexendo ocasionalmente até que a massa ainda esteja no ponto para morder, mas não mole demais (de 8 a 12 minutos, dependendo do formato da massa que estiver usando). Você deve provar após 8 minutos para ver se está no ponto. Não dá para dizer o tempo exato no caso da massa; você só poderá saber se provar.

Quando a massa estiver cozida, escorra a água e ponha de volta na panela onde cozinhou. Depois, jogue uma concha do molho, um pouquinho de azeite e algumas folhas de manjericão picadas com as mãos. Forre duas vasilhas com algumas fatias da beringela que fritou (pode reunir o que sobrou para fazer um sanduíche, talvez com algumas fatias finas de carne, se sobrar alguma, para o almoço de amanhã), depois acrescente a massa e cubra cada prato com uma concha de molho e alguns pedaços de manjericão. Ponha o queijo ralado na mesa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop