João Cidadão




A mãe de João recorre ao sistema de saúde público para ter o acompanhamento pré-natal. Apesar de algumas burocracias iniciais, acostuma-se com o ritmo do hospital no passar dos meses

Saúde para todos


O atendimento deve ser garantido pelo Estado por meio de políticas sociais e econômicas. Todos têm direito a tratamentos e medicamentos gratuitos

Não são apenas as grávidas que têm direito a acompanhamento médico público e gratuito. O acesso de qualquer cidadão brasileiro à saúde é assegurado pelo artigo 6º da Constituição como um direito social. Segundo a Promotoria de Saúde Pública do Ministério Público, o Sistema Único de Saúde deve estar preparado para tratar qualquer doença e oferecer medicamentos de qualquer espécie a quem precisar.

Apesar da legislação, a qualidade do atendimento varia de acordo com a administração do serviço. A gestão está sob responsabilidade da União, estados e municípios, o que explica a diferença que pode existir no que é oferecido por cidades vizinhas. O poder público é responsável por oferecer, controlar e fiscalizar procedimentos e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.

"A Constituição é ampla e muito clara. Não há um limite para requerer um tratamento. O que acontece é que, muitas vezes, as pessoas não sabem nem por onde começar e acabam pagando porque não querem esperar um tratamento público", explica a advogada Hanelore Morbis Ozório, especialista em Direitos do Consumidor.

Check list para grávidas

No pré-natal, há uma lista mínima de exames recomendada pelo Ministério da Saúde a ser cumprida gratuitamente pelas unidades de saúde. Confira:
- Pelo menos seis consultas durante toda a gravidez.
- Ecografias (no mínimo, uma).
- Exames de sangue, de urina e preventivo de câncer de colo de útero.
- Em todos os atendimentos, a equipe de saúde deverá medir a pressão arterial da gestante, verificar o peso, medir a barriga e escutar o coração do bebê.
Medicamentos
Para quem quer comprar medicamentos para doenças crônicas com desconto de até 90%, as Farmácias Populares são uma opção. Atualmente, são 107 medicamentos disponibilizados com preço reduzido e outros 557 para o sistema de co-pagamento em farmácias particulares participantes do programa. Veja a lista de medicamentos e de farmácias no site

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1095.

Perguntas e respostas

Onde procurar tratamento?

Se for um incômodo que não caracterize urgência (lesão de pele, por exemplo), vá à Unidade de Saúde (US) básica. Se for uma urgência, como uma fratura, a US não resolve. O indicado é ir direto ao Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM) mais próximo. No CMUM, o atendimento não funciona por senha ou ordem de chegada. A regra é a gravidade do problema (veja endereços da CMUM no final da matéria).

Quem tem uma doença crônica que precisa de tratamento, como deve fazer?

O acompanhamento é feito nas US. Os medicamentos saem da Farmácia Curitibana instalada na unidade. Se for o caso de medicação especial, o paciente será orientado para fazer a retirada junto à 2.ª Regional de Saúde, com o Estado.

Onde as grávidas devem ir para se credenciar no Mãe Curitibana?

Na US mais próxima, onde ela poderá fazer o teste de gravidez. É aí que ela fará o pré-natal e será vinculada a um dos hospitais-maternidade do Sistema Único de Saúde. No caso de emergência, vá ao seu hospital de referência, conforme informado na US, ou nos CMUM.

As gestantes atendidas pelo programa Mãe Curitibana têm atendimento personalizado. Podem até escolher a maternidade em que será o parto. "Acompanhamos as grávidas de perto e cobramos quando elas faltam a alguma consulta. Cada mãe é vinculada a uma unidade de saúde e sabe onde ir quando há uma emergência", explica a enfermeira chefe Patrícia Moresco, da Unidade de Saúde Mãe Curitibana.

Endereços dos CMUM:

Boa Vista – Avenida Paraná, 3654.
Boqueirão – Rua Professora Maria Assumpção, 2590.
Cajuru – Rua Engenheiro Benedito Mário da Silva, esquina com Rua Ceilão.
CIC – Rua Senador Accioly Filho, 3370.
Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, ao lado da Rua da Cidadania.
Pinheirinho – Rua Leon Nicolas, esquina com Avenida Winston Churchill.
Campo Comprido – Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3495.
Sítio Cercado – Rua Levy Buquera, 158

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop