Un Episodio d'Amore nella Colonia Cecilia


Esse capítulo é inteiramente consagrado a uma experiência de amor livre, no curso da qual Rossi estuda as reações e o comportamento de cada uma das três pessoas implicadas:

Annibale, Elèda (anagrama de Adele) e o próprio Rossi, que se designa sob o seu pseudônimo de Cardias. Em novembro de 1892, uma jovem mulher, que Rossi havia encontrado em uma conferência que ele realizou em Curitiba, Adele/Elèda, chega na Cecília com seu companheiro Annibale.

Entre Rossi e esta jovem mulher, sempre evocada em termos muito elogiosos, nasce logo uma grande simpatia recíproca. Annibale, que é consultado, deixa Elèda se juntar a Cardias na sua casinha. Não é sem choros, nem sofrimentos que se estabelece essa "família poliândrica".

Se Rossi é feliz com esse episódio, tão útil para a experiência socialista, Annibale só consegue ultrapassar seus preconceitos e seu egoísmo à custa de grandes sofrimentos. Nas respostas ao questionário muito detalhado estabelecido por Rossi, o ciúme de Annibale aparece pouco e com
delicadeza. Mas quando Rossi evoca o episódio algum tempo mais tarde, em uma carta a Sanftleben, ele se exprime mais livremente e dá informações complementares. Ele é então muito mais severo em relação a Annibale. Ele diz que o ciúme dele é baseado no egoísmo, no orgulho e na tolice e que é, aliás, por causa desse ciúme que ele não quis falar, na brochura de 1893, do
terceiro homem da "família poliândrica", um jovem da Bretanha, Jean Géléac,  "que ia morrer por ter-se entregue à masturbação por causa da preocupação das mulheres da colônia em ervarem suas honras".

Nessa mesma carta, entende-se que Jean Géléac, o pai da primeira filha de Adele, Ebe, parte para um destino ignorado.
 
"Eu estou de tal forma convencido que a família é o maior foco de imoralidade, de maldade, de burrice, que, se me fosse dada a possibilidade de destruir, por escolha minha, um dos grandes flagelos humanos: a religião ou os gafanhotos, a propriedade privada ou a cólera, a guerra ou os mosquitos, o governo ou o granizo, os parlamentos ou as feridas, a pátria ou a malária, sem hesitar, eu escolheria destruir a família."

O problema da abstinência sexual forçada é tão crucial, que provoca uma crise no seio da comunidade, como relata Rossi a Sanftleben:

"Com o grupo dos camponeses originários da região de Parma, chega uma jovem precoce, que se pôs a namorar com todos os homens da colônia. Resistir a ela era fácil para aquele que tinha uma companheira, mas os solteiros, que tinham vivido entre mulheres virtuosas durante dois ou três anos, em uma castidade obrigatória, não resistiram. Eu era um desses, porque Adele ainda não tinha chegado na colônia. Houve até dois ou três homens casados que caíram em pecado. Os burgueses do amor de barriga cheia, que não acreditam na fome, levantara uma tempestade de indignação, e todos ficaram do lado deles."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop