o grupo quis ser absolutamente inorganizado

"Por uma reação natural ao formalismo estéril e funesto do período passado, o grupo quis ser absolutamente inorganizado.
Nenhum pacto, nem verbal, nem escrito, foi ali estabelecido. Nenhum regulamento, nenhum horário, nenhum cargo social, nenhuma delegação de poder, nenhuma regra fixa de vida ou de trabalho."

As rivalidades se alimentam das comparações entre os mais ardentes no trabalho e aqueles que têm uma produtividade menor. As comparações fazem-se, muito evidentemente, em desvantagem dos que não têm o hábito de trabalhar a terra. Apesar da partida de algumas famílias de camponeses, que se estabeleceram como colonos independentes em outras terras, o ambiente na Cecília é insuportável

"por causa do controle que se exerce sobre o rendimento de cada um, um controle silencioso, ainda mais insuportável que o de um contramestre em uma oficina européia." "Como o direito à preguiça não existia realmente, a anarquia tinha se tornado uma simples palavra: viver na Cecília tinha se tornado para alguns moralmente penoso".
 
Um episódio desagradável vem comprometer a boa reputação que tinha tido até então a Cecília. Antigos colonos, entre os que haviam deixado a colônia após a crise de junho de 1891, são presos por roubo. Deixemos o cônsul italiano de São Paulo nos narrar o episódio:
 
"Por volta do início do mês de outubro (1892), a polícia local efetuou a prisão de uma verdadeira quadrilha de ladrões e malfeitores, quase todos anarquistas italianos; suas casas foram revistadas e ali foi apreendida uma grande quantidade de objetos roubados, tais como retalhos de flanela de algodão, vinhos estrangeiros, etc. Entre os detidos, encontram-se os nomes de Lemmi Eugenio e sua mulher, a mulher de Arnaldo Gattai que, avisado a tempo, conseguiu escapar, Adelina Gattai11 , Novelli, Tomei, Crollanti, Balilla. A polícia está na pista de outras pessoas que serão facilmente detidas nos próximos dias."
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop