OS MELHORES ANOS DE NOSSAS VIDAS (1946)

Com o fim da 2ª Guerra Mundial, três veteranos retornam num mesmo avião à Boone City, uma cidade do meio-oeste americano: Al Stephenson, que serviu como sargento do exército; Fred Derry, que lutou como capitão da Força Aérea e foi várias vezes condecorado; e Homer Parrish, que serviu na Marinha de Guerra. Os três têm idades, profissões, experiências e classes sociais diferentes.


Durante o vôo, o jovem marinheiro revela como perdeu suas duas mãos em combate. Al e Fred conversam sobre o futuro incerto e a difícil readaptação à vida civil, depois de tantos anos nas forças armadas. Al, o mais velho, é casado há 20 anos, enquanto Fred casara-se poucas semanas antes de partir para a guerra.

Uma vez em terra, Homer é o primeiro a chegar à casa da família. Luella, sua irmã mais nova, é a primeira a vê-lo e corre até a casa ao lado para avisar Wilma Cameron, a namorada de Homer. Os pais também aparecem, felizes por revê-lo, mas deixando transparecer uma certa piedade e tristeza, face às mutilações por ele sofridas. Homer, por sua vez, embora tenha perdido suas duas mãos e sofra com isso, demonstra que seu maior problema está na mente. Embora Wilma o ame, ele vai aos poucos afastando-se dela e passando a maior parte do seu tempo no Butch's Place, o Bar do seu tio.

Al é recebido em seu luxuoso apartamento por seus dois filhos, Rob e Peggy. Em seguida, surge da cozinha, Milly, sua esposa, que o abraça longamente. Enquanto seus familiares demonstram estar felizes com sua chegada, Al sente-se meio deslocado, principalmente em relação aos filhos, pois, quando partira para a guerra, eles eram bem pequenos e agora estavam crescidos, como se fossem estranhos. Quando seu filho vai dormir, Al sai com sua mulher e sua filha e, juntos, vão a uns bares e boates da cidade.

Fred chega à casa da família, onde é recebido por seu pai, Pat, e por sua madrasta, Hortense, que ficam maravilhados com as várias medalhas que ele ostenta no peito. Ele logo pergunta por sua mulher, Marie, e Hortense lhe diz que ela não mora mais com eles e sim num apartamento no centro da cidade, bem como, que ela trabalha numa boate. Quando ele a procura, Marie mostra-se mais atraída por seu uniforme cheio de condecorações do que pela sua própria pessoa.

Fred procura o seu antigo emprego numa drogaria, mas sai desencorajado face ao pequeno salário que lhe é oferecido. Por falta de maiores qualificações, ele passa a ter dificuldades para conseguir um emprego que lhe permita ter uma vida decente.

Al volta ao Banco em que trabalhara antes da guerra e lhe é oferecida a gerência de uma carteira responsável por conceder empréstimos aos veteranos de guerra. De volta ao trabalho, ele sente a falta do espírito cooperativo que existia no exército e passa a beber.

A readaptação de Homer continua difícil. Sem auto-confiança, ele permanece o tempo todo isolado dos pais e de Wilma. Esta o procura para falar das incertezas de seu relacionamento e para lhe dizer que continua o amando como antes, mas ele a afasta. Mais tarde, ele lhe pede desculpas e lhe diz que seu maior problema é devido ao fato das pessoas não o tratarem como uma pessoa normal.



O relacionamento entre Fred e Marie torna-se cada vez mais difícil, desgastado principalmente por sua inabilidade de conseguir melhorar de vida. Desistindo de encontrar um trabalho decente, ele volta à drogaria e aceita ficar por trás do balcão como vendedor de perfumes.

Um dia, Peggy aparece na drogaria e termina sendo convidada por Fred para almoçarem juntos, quando os dois percebem que estão apaixonados. Em casa, quando Al toma conhecimento que sua filha está namorando Fred, um homem casado e sem futuro, diz que vai fazer de tudo para separar os dois. No dia seguinte, ele encontra Fred no Butch's Place e diz o mesmo a ele. Fred acaba o namoro por telefone e, ao chegar à drogaria, tem uma discussão com um freguês e é despedido.

Certa noite, quando Homer se prepara para dormir, Wilma chega e lhe diz que está indo embora da cidade no dia seguinte, já que ele não a quer mais. Os dois terminam-se entendendo.

Quanto a Fred, depois que Marie lhe pede o divórcio, decide tentar a vida em outra cidade. Antes de partir, entretanto, ele consegue um trabalho na área de construção de casas pré-fabricadas.

O dia do casamento de Homer e Wilma chega e, entre os convidados, encontram-se Peggy, seus pais e Fred. Ao final da cerimônia, Fred vai até Peggy e a beija. Os dois percebem que ainda estão apaixonados, mas que devem esperar o fim do processo de divórcio de Fred.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop