Curitiba das quatro estações


Albari Rosa, repórter fotográfico da Gazeta do Povo
O clima em Curitiba é um verdadeiro mistério para todos e a maioria dos moradores já está acostumada com essa peculiaridade. O tema é tão intrigante que já virou piada o simples fato de chover ou fazer sol. Por isso, curitibano que é curitibano raramente sai de casa sem estar preparado para enfrentar as quatro estações em um só dia. Amanhece frio, perto do meio-dia o sol racha e, pela tarde, pode cair chuva. À noite volta o frio da manhã, mesmo no verão. As variações de temperatura são tão comuns que não é difícil passar calor no inverno e frio no verão.
E nessas mudanças extremas, há inúmeras características da cidade que podem compor um belo retrato. As crianças da cidade, já acostumadas com as manhãs frias, saem de casa com a mesma alegria dos dias ensolarados. As flores de Ipê são tão apreciadas pela população que, em 2010, os leitores da Gazeta do Povo elegeram essa florada como uma das sete maravilhas de Curitiba. A árvore causa tanta curiosidade quanto o clima da capital. Em apenas uma semana, as flores caem forrando o chão de amarelo.
Assim é Curitiba, a do frio, da chuva, da beleza clara do sol ou a dos dias cinzentos. Sem falar na neblina clássica europeia nas madrugadas e manhãs do inverno. É quase sempre assim. Se não sair de guarda-chuva, é provável que se molhe. Mas se sair de blusa, pode ser que passe calor.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop