MP não quer "reveillon fora de época" mas prefeitura vai oferecer estrutura ao evento




Apesar da notificação do Ministério Público do Paraná para que a prefeitura de Curitiba impeça o evento “Reveillon Fora de Época de Curitiba”, promovido nas redes sociais, marcado para a noite este sábado (3), na Praça Espanha, a festa deve acontecer.




Agentes da Guarda Municipal farão a segurança do evento, a Secretaria de Trânsito (Setran) vai coordenar o trânsito nas imediações e serão isntalados banheiros químicos. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (29), depois de uma reunião entre comerciantes e lideranças do Batel Soho com representantes da prefeitura.

O evento está sendo promovido pelas redes sociais e, até o momento, 12 mil pessoas já confirmaram presença. No ofício, encaminhado à prefeitura, o promotor Sergio Luiz Cordoni solicita que o Executivo aja para “impedir que este evento se realize sem o mínimo de condições e estrutura”. A preocupação do órgão é que se repitam os problemas ocorridos na edição de 2011 da festa, quando houve muita reclamação por barulho e o lixo ficou espalhado pelo local. sem as devidas condições e estrutura, diante dos transtornos causados quando da realização em 2011.

No documento, o MP indica ainda os nomes dos organizadores do evento. “Os organizadores do evento, conforme a denúncia recebida por esta Promotoria, são as seguintes pessoas: Iuri Castelo, residente em São Paulo e funcionário da Agência Click Isobar, Natalia Petry e Isabella Fonseca, ambas residentes em Curitiba e funcionárias da empresa Smile House”, notifica o promotor Sérgio Luiz Cordoni, conforme ofício em anexo.

Uma vez que os organizadores não foram localizados pela Prefeitura de Curitiba e por se tratar de evento programado e divulgado em rede social, pela internet, não foi possível fazer com que os mesmos assumam a responsabilidade pela estrutura e condições legalmente exigidas.

Dessa forma, a Prefeitura de Curitiba comunica à população que a Praça Espanha não comporta evento deste porte, pelo que solicita a compreensão, mas que vai tomar as providências necessárias ao seu alcance, dispondo do efetivo da Guarda Municipal e de agentes da Secretaria de Trânsito visando à segurança pública.

A prefeitura também solicitou o apoio das forças de segurança do Governo do Estado, o qual já adiantou que a Polícia Militar estará presente no evento para garantir a ordem pública na Praça Espanha.

Outro lado

Os organizadores passaram a pedir na rede social que os participantes não levem garrafas de vidros e fogos de artifício. O gurpo pede que cada um leve seu saco plástico para reunir o lixo e que todos colaborem para que a segurança seja mantida.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, diz que os comerciantes são a favor do evento,d esde que haja organização. "Por isso fomos a reuniões e conversas com as autoridades competentes e graças a sensibilidade e o espírito público conseguimos mobilizar e contar com o apoio imprescindível de vários órgãos. Com isso, certamente teremos toda a infraestrutura para essa festa", afirmou.

Todos os comerciantes da Praça foram instruídos para que virem as câmeras de segurança de seus estabelecimentos para o lado da rua. "Reinvindicamos também que as entidades proíbam ambulantes, som alto de carro e que haja uma estratégia de policiamento como em dia de clássico de futebol priorizando a prevenção", completou Aguayo.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop