Nina Simone



Trecho retirado do documentário Cantando a Liberdade.
O documentário conta a história do movimento negro através da música e relembra artistas que fizeram a diferença na militância pelos diretos humanos e liberdades individuais como: Aretha Franklin, Bob Marley, Bob Dylan, Marvin Gaye, James Brown, entre outros.

Eunice Kathleen Waymon mais conhecida pelo seu nome artístico, Nina Simone (Tryon, 21 de fevereiro de 1933 – Carry-le-Rouet, 21 de abril de 2003) foi uma grande pianista, cantora e compositora americana. O nome artístico foi adotado aos 20 anos, para que pudesse cantar Blues, a "música do diabo", nos cabarés de Nova Iorque, Filadélfia e Atlantic City, escondida de seus pais, que eram pastores metodistas. "Nina" veio de pequena ("little one") e "Simone" foi uma homenagem à grande atriz do cinema francês Simone Signoret, sua preferida.

Nina Simone também se destacou e foi perseguida por ser negra e por abraçar publicamente todo tipo de combate ao racismo. Seu envolvimento era tal, que chegou a cantar no enterro do pacifista Martin Luther King. Casada com um policial nova-iorquino, Nina também sofreu com a violência do marido, que a espancava.

Em um breve contato com sua obra, aqueles que não conhecem percebem logo a diversidade de estilos pelos quais Nina Simone se aventurou, desde o gospel, passando pelo soul, blues, folk e jazz. Foi uma das primeiras artistas negras a ingressar na renomada Juilliard School of Music, em Nova Iorque. Sua canção “Mississippi Goddamn” tornou-se um hino ativista da causa negra, e fala sobre o assassinato de quatro crianças negras numa igreja de Birmingham em 1963.

Nina esteve duas vezes no Brasil, gravou com Maria Bethania e seu último show ocorreu em 1997 no Metropolitan. Era uma intérprete visceral, compositora inspirada e tocava piano com energia e perfeição. Morreu enquanto dormia em Carry-le-Rouet em 2003.
 

 Nina Simone - Mississippi Goddam
(1963) nina simone (1963) nina simone

The name of this tune is mississippi goddam O nome desta música é Mississippi Goddam
And I mean every word of it E eu quero dizer cada palavra

Alabama's gotten me so upset Alabama é chegado me tão chateado
Tennessee made me lose my rest Tennessee me fez perder meu descanso
And everybody knows about mississippi goddam E todo mundo sabe sobre Mississippi Goddam

Alabama's gotten me so upset Alabama é chegado me tão chateado
Tennessee made me lose my rest Tennessee me fez perder meu descanso
And everybody knows about mississippi goddam E todo mundo sabe sobre Mississippi Goddam

Can't you see it Você não pode vê-lo
Can't you feel it Você não pode senti-lo
It's all in the air É tudo no ar
I can't stand the pressure much longer Eu não posso suportar a pressão por muito mais tempo
Somebody say a prayer Alguém diz uma oração

Alabama's gotten me so upset Alabama é chegado me tão chateado
Tennessee made me lose my rest Tennessee me fez perder meu descanso
And everybody knows about mississippi goddam E todo mundo sabe sobre Mississippi Goddam

This is a show tune Esta é uma sintonia mostra
But the show hasn't been written for it, yet Mas o show não foi escrito para ele, ainda

Hound dogs on my trail Cães de caça em meu rastro
School children sitting in jail Crianças em idade escolar sentam-se na prisão
Black cat cross my path O gato preto cruzar o meu caminho
I think every day's gonna be my last Eu acho que a cada dia vai ser o meu último

Lord have mercy on this land of mine Senhor, tem piedade nesta terra de meu
We all gonna get it in due time Nós todos vamos buscá-la no devido tempo
I don't belong here Eu não pertenço aqui
I don't belong there Eu não pertenço lá
I've even stopped believing in prayer Eu mesmo acreditando que parou na oração

Don't tell me Não me diga
I tell you Eu digo a você
Me and my people just about due Eu e meu povo apenas cerca de devido
I've been there so I know Eu estive lá assim que eu sei
They keep on saying "go slow!" Eles continuam dizendo: "vá devagar!"

But that's just the trouble Mas isso é só o problema
"do it slow" "Faça isso devagar"
Washing the windows Lavar as janelas
"do it slow" "Faça isso devagar"
Picking the cotton Escolher o algodão
"do it slow" "Faça isso devagar"
You're just plain rotten Você é podre apenas simples
"do it slow" "Faça isso devagar"
You're too damn lazy Você é muito preguiçoso maldito
"do it slow" "Faça isso devagar"
The thinking's crazy O pensamento do louco
"do it slow" "Faça isso devagar"
Where am I going Onde é que eu vou
What am I doing O que estou fazendo
I don't know Eu não sei
I don't know Eu não sei

Just try to do your very best Basta tentar fazer o seu melhor
Stand up be counted with all the rest Levante-se ser contado com todo o resto
For everybody knows about mississippi goddam Para todo mundo sabe sobre Mississippi Goddam

I made you thought I was kiddin' didn't we Eu fiz você pensou que eu estava brincando "não temos

Picket lines Filas de grevistas
School boy cots Escola menino berço
They try to say it's a communist plot Eles tentam dizer que é uma conspiração comunista
All I want is equality Tudo que eu quero é a igualdade
For my sister my brother my people and me Para minha irmã meu irmão meu povo, e me

Yes you lied to me all these years Sim, você mentiu para mim todos esses anos
You told me to wash and clean my ears Você me disse para lavar e limpar meus ouvidos
And talk real fine just like a lady E falar bem de verdade como uma senhora
And you'd stop calling me sister sadie E você parasse de me chamar de irmã sadie

Oh but this whole country is full of lies Ah, mas este país está cheio de mentiras
You're all gonna die and die like flies Você é tudo que vai morrer e morrem como moscas
I don't trust you any more Eu não confio em mais nada
You keep on saying "go slow!" Você continua dizendo: "vá devagar!"
"go slow!" "Vá devagar!"

But that's just the trouble Mas isso é só o problema
"do it slow" "Faça isso devagar"
Desegregation Desagregação
"do it slow" "Faça isso devagar"
Mass participation Participação em massa
"do it slow" "Faça isso devagar"
Reunification Reunificação
"do it slow" "Faça isso devagar"
Do things gradually Fazer as coisas gradualmente
"do it slow" "Faça isso devagar"
But bring more tragedy Mas trazer mais tragédia
"do it slow" "Faça isso devagar"
Why don't you see it Por que você não vê-lo
Why don't you feel it Por que você não sente
I don't know Eu não sei
I don't know Eu não sei

You don't have to live next to me Você não tem que viver ao meu lado
Just give me my equality Apenas me dê o meu igualdade
Everybody knows about mississippi Todo mundo sabe sobre mississippi
Everybody knows about alabama Todo mundo sabe sobre Alabama
Everybody knows about mississippi goddam Todo mundo sabe Mississippi Goddam

That's it! É isso aí!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop