Electronic Stability Program



ESP significa Eletronic Stability Program ou, traduzido, Controle Eletrônico de Estabilidade.


O nome já diz tudo: ele estabiliza o carro. Este, ao começar a desgarrar, faz com que o sistema aja como uma grande "mão invisível" que coloca o automóvel de volta a sua trajetória original, quase como se andasse sobre trilhos.

Assim como os freios antitravamento (ABS) e o controle de tração, o controle eletrônico de estabilidade é também um grande auxílio para os motoristas em situações de difícil controle do veículo, pois consegue-se estabilizar o carro mesmo em situações extremas. Sua primeira avaliação foi na superfície de um lago congelado, em 1995. Os especialistas, ao testarem o carro equipado com o revolucionário sistema, ficaram impressionados com a dirigibilidade apresentada pelo automóvel, mesmo com a quase inexistente aderência entre os pneus e o gelo.

O segredo do sistema é, basicamente, uma central eletrônica que faz a análise constante dos sinais enviados por sensores instalados em diversas partes do veículo, tendo como exemplo o sensor de rotação do eixo longitudinal do carro, que verifica um princípio de derrapagem.

Ao ser detectada a iminência de instabilidade, o programa reage acionando, seletivamente, os freios de rodas dianteiras ou traseiras, direitas ou esquerdas, de acordo com a situação. Se necessário, reduz o torque enviado às rodas de tração. Em uma fração de segundo -- ou seja, muito mais rápido que um piloto de Fórmula 1 conseguiria --, o controle de estabilidade devolve o carro a sua trajetória pretendida.

O sistema entra em ação em situações críticas, como uma "desagarrada" em curva. Sugiro que fique de olho e, caso esta luz espia acenda-se com frequencia, leve o carro a uma oficina bem aparelhada para que a memória de avarias do sistema seja checada.

O ESP é o sistema de controlo de estabilidade dinâmica de um veículo. Corrige situações de subviragem e sobreviragem assim como problemas de falta de tracção em acelerações ou reduções bruscas. No caso de subviragem (situação em que o veículo numa curva tende a sair de frente), o ESP acciona automaticamente o travão da roda traseira interior à curva. Em caso de sobreviragem (situação em que o veículo tende a fugir de traseira durante a negociação da curva) o ESP acciona momentaneamente o travão da roda dianteira exterior à curva. Sempre que o ESP entra em funcionamento pisca uma luz avisadora no painel de instrumentos do veículo. O funcionamento do ESP não depende do condutor. Por outras palavras, ele funcionará mesmo que o condutor não accione o pedal do travão. Este sistema tornou-se famoso com o Mercedes Classe A, que, para colmatar os problemas relacionados com o teste do Alce, passou a vir equipado de série com ESP. Consoante a marca e modelo do automóvel, o ESP pode (ou não) ser desligado pelo próprio condutor.





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