10 livros de história que recomendamos

http://www.historiadigital.org


Os leitores deste blog (http://www.historiadigital.org) frequentemente pedem recomendações de livros de história, o que mostra confiança em nosso trabalho. Assim, para satisfazer aqueles que gostam de uma boa leitura, eis uma lista de 10 livros de história que recomendamos.

1-Marighella – O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo

Livro sobre Marighella
A narrativa percorre a vida, a obra e a militância do controverso mulato baiano que foi deputado federal, poeta e estrategista da guerrilha no Brasil. Passagens pela prisão, resistência à tortura, assaltos a bancos (e a um trem pagador), tiroteios, espionagem internacional, tudo é apresentado em ritmo de thriller, com revelações desconcertantes. A biografia de Carlos Marighella (1911-69) é também um livro sobre a história política entre as décadas de 1930 e 60.

2- Uma Breve História do Cristianismo

Livro Uma Breve História do Cristianiso
O  historiador Geoffrey Blainey analisa de forma imparcial os primeiros passos do Cristianismo, investiga os eventos que possibilitaram sua evolução e conta por que a doutrina cristã permanece tão viva nos dias de hoje quanto nos seus primórdios. Afinal, quem foi Jesus? Um mito ou um homem de infinita sabedoria? Qual a origem dos Evangelhos e o que se sabe a respeito daqueles que os teriam redigido? Que fatos levaram a disseminação do Cristianismo ao redor do mundo?

3- Uma História do Mundo

Livro Uma História do Mundo
David Coimbra elaborou um instigante panorama sobre a constituição da humanidade – fruto de quarenta anos de leituras e pesquisas – que permite saborear a História sob um ângulo diferente. Começando com os primeiros vestígios da vida humana na Terra e viajando entre os patriarcas hebreus e os povos do Oriente Médio, o autor dá um salto no tempo para Napoleão e os grandes arqueólogos da História.

4- 1565-Enquanto o Brasil Nascia

Livro 1565-Enquanto o Brasil Nascia
Este livro trata de personagens, lugares, vidas que se encontram no início da formação do nosso país. Passeiam pelo Brasil templários franceses, dividindo a mesa de refeições com calvinistas, ao mesmo tempo que nossa costa é tomada por piratas holandeses. Os portugueses multiplicam filhos com as índias, povoando e dividindo o território. Os índios, experientes estrategistas das suas guerras, tramam alianças com as nações europeias.

5- 1808

Livro 1808
A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás.

6- 1822

Livro 1822
Resultado de três anos de pesquisas e composta por 22 capítulos intercalados por ilustrações de fatos e personagens da época, a obra cobre um período de quatorze anos, entre 1821, data do retorno da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa, e 1834, ano da morte do imperador Pedro I. “Este livro procura explicar como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e se firmar como nação independente em 1822″, explica o autor.

7- Uma Breve História do Mundo

Livro Uma Breve História do Mundo
O leitor deve se preparar para uma viagem inesquecível: saberá como eram as noites dos primeiros nômades; testemunhará o surgimento das religiões; questionará a carnificina das guerras e acompanhará a ascensão e queda dos grandes impérios. O livro vai entrelaçando a história de um povo a outro, de forma didática e vibrante. Distante de formalismos, instiga e envolve o leitor página por página, levando-o a conhecer e interpretar melhor os fatos que nos trouxeram aos dias de hoje.

8- Era dos Extremos

Livro Era dos Extremos
Eric Hobsbawm, um dos maiores historiadores, dá seu testemunho sobre o século XX. Seu tempo de vida coincide com a maior parte da época de que trata o livro, diz o autor na abertura, por isso durante muito tempo se absteve de falar sobre ele. Neste livro, porém, ele abandona seu silêncio voluntário para contar, em linguagem simples e envolvente, a história da era das ilusões perdidas.

9- Memórias de uma Guerra Suja

Livro Memórias de uma Guerra Suja
O livro revela os bastidores de uma parte do trabalho de destruição da esquerda brasileira durante os anos 70 e início dos 80. É o depoimento, em primeira pessoa, de um ex-delegado do DOPS que foi o principal agente de um grupo de militares fora da cadeia de comando oficial das Forças Armadas. No início, eles foram autorizados pelo Governo Federal a promover a matança e o aniquilamento da esquerda, o que incluía o desaparecimento dos corpos das vítimas.

10- Fidel-O Tirano Mais Amado do Mundo

Livro Fidel-O Tirano Mais Amado do Mundo
Inúmeras vezes elogiado e homenageado por celebridades e autoridades nos últimos 60 anos, Fidel Castro tem seu lado mais obscuro desnudado pelo autor. Depoimentos emocionantes e uma vasta pesquisa histórica mostram os crimes e as mentiras do ditador mais duradouro da América Latina. Com linguagem irônica e incisiva, o autor dá voz àqueles que foram calados por pelotões de fuzilamento, batalhas sangrentas e prisões desumanas durante a ditadura comunista de Fidel em Cuba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop