Livros para inspirar empreendedores


JOÃO PEDRO SCHONARTH
Ler um bom livro na área de empreendedorismo pode ajudar o empresário a ter novas ideias e começar a observar ações na gestão do negócio que poderiam ser melhoradas. Quem espera um presente de Natal ainda tem tempo para incluir na lista de sugestões um livro para começar 2013 empreendendo ou adotando novas práticas na empresa.
Melhor do que “atirar no escuro” é receber uma indicação de algum especialista. Por isso, reunimos sugestões dos atuais colunistas da página e dos novos articulistas que estreiam sua participação no ano que vem para que o empreendedor possa ler livros com a garantia de que serão úteis ao negócio. Abaixo, atuais e futuros colunistas dão dicas de livros para começar 2013 disposto a empreender e implantar mudanças no negócio.
Atuais colunistas
Allan Marcelo de Campos Costa, diretor-superintendente do Sebrae-PR
Livro: O Livro Negro do Empreendedor, de Fernando Trias de Bes
Por que ler?
 “Em vez de tentar ensinar o que todo empreendedor deve fazer, Fernando de Bes aponta de forma incisiva as causas de insucesso em novos negócios. Se são dos erros que tiramos as maiores lições, esse livro é imprescindível, pois proporciona ao leitor aprendizado intensivo a partir das experiências mal sucedidas de outros empreendedores”. Quanto: R$ 21,90 na Livraria Saraiva
Norman de Paula Arruda Filho, presidente do ISAE/FGV e coordenador da força tarefa de educação do Comitê Brasileiro do Pacto Global e membro do PRME Brasil
Livro: Macrowikinomics - Reiniciando os Negócios e o Mundo, de Don Tapscott e Anthony D. Williams
Por que ler?
 Esse livro ressalta a importância de promover mudanças fundamentais e de reinventar os negócios (e o mundo) a partir do conceito wiki - de serviços financeiros, economia verde e mídia à inovação e criação de riquezas, caso contrário, corremos o risco da irrupção de conflitos catastróficos pelo domínio de recursos decrescentes. Além disso, os autores listam uma série de alternativas que estão sendo adotadas no mundo e que estão trazendo resultados positivos. Quanto: R$ 72,00, na Fnac
Leonardo Frade, diretor de Operações Regionais da Endeavor no Paraná
Livro: Como fazer uma empresa dar certo num país incerto, vários autores
Por que ler?
 “O Livro traz relatos de alguns dos maiores empreendedores brasileiros, como Abílio Diniz, Emílio Odebrecht, Fabio Barbosa, Jorge Gerdau, Marcel Telles, Carlos Alberto Sicupira, sobre suas experiências empresariais, permitindo aos leitores aprender com erros e acertos alheios no desenvolvimento de seus negócios. São tratados assuntos como gestão, gente, sociedade, mercado e aspectos legais, exemplificados com casos reais de forma muito prática. É como um passeio na história empresarial brasileira, com a mensagem bem clara de que é possível fazer uma empresa dar certo num cenário tão dinâmico como é o mercado brasileiro”. Quanto: R$ 87,50, na Livraria Saraiva
Rodrigo Brito, co-fundador da Aliança Empreendedora e diretor da INK – Inovação e Empreendedorismo
Livro: Reinvente sua Empresa, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson
Por que ler? 
“Lançado em 2010, o livro foi uma grande e boa surpresa para o mundo do empreendedorismo e da administração, tendo sido um dos livros mais premiados do ano. Ao longo de todo o livro – que é fácil de ler, interessante e sem jargões administrativos – é possível ver que seu conteúdo é fruto de muita experiência e reflexão prática sobre o que funciona e o que não funciona para que seu negócio tenha sucesso e crescimento. Ao invés dos mesmos conselhos e das crenças de sempre sobre negócios, os autores (que são empreendedores extremamente bem sucedidos) compartilham sua experiência e explicam seu modo revolucionário de pensar e fazer negócios”. Quanto: R$ 18,90, na Fnac
Novos colunistas
Cleverson Renan da Cunha, coordenador do MBA em Gestão Estratégica e coordenador da Oficina de Empreendedorismo e Gestão da UFPR
Livro: Business Model Generation (“Inovação em Modelos de Negócios”, em português), de Alex Osterwalder e Yves Pigneur
Por que ler?
Uma das maiores dificuldades dos empreendedores é avaliar as diversas possibilidades de negócios antes mesmo da abertura da empresa. Nem sempre é fácil conciliar os desejos e as vontades (emoção) com uma análise sistemática do mercado. O livro apresenta algumas metodologias muito úteis e consistentes para ajudar a equilibrar estas escolhas. O livro já se tornou um best seller internacional e tem sido considerado por muitos estudiosos e consultores como uma evolução do tradicional Plano de Negócios. É uma leitura recomendada tanto para iniciantes como para os iniciados na teoria e prática do empreendedorismo. Quanto: R$ 69,90, na Livraria Saraiva
Marcio Vieira, superintendente e gestor do Programa Empreender no Paraná da Faciap
Livro: Genoma Empresarial, de Laércio Cosentino, Ernesto Hoberkorn e Fernando Cícero
Por que ler?
 O livro traça um paralelo entre os genes humanos e o que pode ser considerado como “gene empresarial”. Três grandes nomes do empreendedorismo trazem conceitos relacionados à gestão de pessoas e apresentam caminhos divididos em categorias como visão, decisão, estratégia, ousadia e disseminação de conhecimento. Para quem busca se tornar mais competitivo perante a concorrência, a obra é um guia completo. Quanto: R$ 25,40, na Livraria Saraiva
Daniel Alberto Bernard, diretor-geral da NetplaN Consultoria e coordenador da Câmara Setorial de Franchising da ACP
Livro: Gerenciando os Ciclos de Vida das Organizações, de Ichak Adizes
Por que ler?
 Ichak Adizes é um israelense que mora na Califórnia, nos Estados Unidos, e criou uma metodologia de análise do perfil comportamental das organizações. Essa análise mostra como o empreendedor pode fazer para evoluir para empresário, para que as organizações atinjam a fase plena de suas vidas. O livro tem muito conhecimento que uso no meu trabalho, que apresenta métodos com explicações claras para o leitor. Quanto: R$ 79,90, na Livraria Saraiva
Felipe Couto, gerente de capital inovador da Fiep e responsável pelo setor que coordena a Rede de Anjos do Paraná
Livro: Empreendedorismo Inovador - Como criar startups de tecnologia no Brasil, de Nei Grando e outros
Por que ler?
 O livro é voltado a todos que desejam criar negócios relacionados com tecnologia. Escrito por 25 especialistas, a obra aborda várias informações necessárias ao preparo da startup e à condução inicial desse empreendimento, como o contexto do empreendedorismo no Brasil e o mercado para empresas de tecnologia; a carreira empreendedora e por que vale a pena empreender; as vantagens e desvantagens de se ter sócios e dicas para escolhê-los; elementos de um modelo de negócio; fundamentos de gestão que incluem estratégia, marketing, vendas, finanças, pessoas e tecnologia. Quanto: R$ 67,90, na Livraria Saraiva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop