Marc Riboud


Biografia – Marc Riboud nasceu em 1923. Durante a Exposição Universal de Paris em 1937, ele realizou suas primeiras fotografias com o pequeno Vest-Pocket que seu pai lhe deu por ocasião de seus 14 anos. Em 1944, participou dos combates de Vercors. De 1945 a 1948, estudou engenharia na Ecole Centrale de Lyon e trabalhou em uma fábrica antes de resolver dedicar-se à fotografia. Em 1953, conseguiu publicar na Revista Life a foto de um pintor da Torre Eiffel. Convidado por Henri Cartier-Bresson e Robert Capa, integrou a equipe da Agência Magnum.

Em 1955, passando pelo Oriente Médio e o Afeganistão, foi por terra até a Índia, onde ficou um ano antes de ir para a China, em 1957. Depois de uma estada de três meses na antiga URSS, em 1960, fez a cobertura das independências da Argélia e na África Negra. Entre 1968 e 1969, realizou reportagens no Vietnã do Sul e também no Vietnã do Norte, onde foi um dos poucos fotógrafos a poder entrar. Nos anos 80, viajou regularmente pelo Oriente e pelo Extremo Oriente e realizou a exposição em Paris, Londres, Nova Iorque, Beijing, Hong Kong, Bilbao...

Marc Riboud publicou vários livros sobre a China, o Tibete e o Camboja. Em 2009, ele lançou “Algérie, indépendance”, pela editora Le Bec en l’air. Foram organizadas duas importantes retrospectivas: em 2004 – na Maison Européenne de la Photographie de Paris – e uma terceira está prevista no Shanghai Art Museum em março de 2010.

Seu trabalho foi exposto em diversos museus. Ele recebeu entre outras recompensas, dois prêmios do Overseas Press Club, o Time-Life Achievement, o Lucie Award, o ICP Infinity Award, e, recentemente, o Sony World Photography Award.


0001

Paris, 1953. Le peintre, surnommé Zazou, est à son aise, j'avais le vertige et je fermais les yeux chaque fois qu'il se penchait pour tremper son pinceau...

Paris, 1953. O pintor, apelidado de Zizou, está à vontade, eu me senti tonta e eu fechei meus olhos cada vez que ele se inclinou para mergulhar o pincel...




Washington D. C, 21 octobre 1967. Devant le Pentagone, lors d'une marche pour la paix au Vietnam, Jane Rose Kasmir, donne un beau visage à la jeunesse américaine.

Washington D. C, 21 outubro de 1967. Antes do Pentágono, durante uma passeata pela paz no Vietnã, Jane Rose Kasmir, dá um belo rosto juventude americana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop