Bacalhau ao leite de coco


  • Por Patrícia Ferraz

+ O Natal de Thiago Castanho

Em Belém do Pará faz parte da tradição natalina servir bacalhau cozido em leite de coco ou em leite de castanhas ao lado do peru e do tender. Mas a história do prato na família do chef Thiago Castanho começou há apenas dez anos. Na época, ele tinha quinze anos e trabalhava como entregador de pizzas – para sustentar a família, o pai havia montado uma pequena pizzaria quando os negócios no depósito de bebidas deram errado.
Seu Francisco preparava as pizzas com a ajuda da mulher, Carmem, e os meninos, Thiago e Felipe, se encarregavam da entrega. Trabalhavam todos os dias. E na noite de Natal, estavam os quatro na pizzaria. “A gente estava muito duro e não tinha dinheiro para comprar peru, então, meu pai comprou dois frangos assados e colocou na mesa”, conta Thiago. “E antes de comermos, ele disse que estávamos passando dificuldade, mas o que importava é que a família estava muito mais unida. Foi um momento emocionante”. No ano seguinte, seu Francisco já havia inaugurado o Remanso do Peixe e as coisas começavam a melhorar. “Na noite de Natal, meu pai preparou o bacalhau com leite de coco – e desde então este prato ficou marcado no Natal da família”.


Receita de: Thiago Castanho, Remanso do Peixe, em Belém do Pará
Rendimento: para 4 pessoas

FOTO: Brunno Regis/Estadão
Ingredientes
1,6 kg de lombo de bacalhau
100g cebola picada
20g alho
100 ml azeite
Salsa picada
Chicória do Pará picada
Legumes: tomate, abobrinha, quiabo, cenoura baby, maxixe, mandioquinha (ou o que estiver mais fresco no mercado)
Leite de coco com bacalhau (leve ao fogo 2 litros de leite de coco fresco com 400g de aparas de bacalhau, 1 cebola em cubos grandes. Cozinhe por 20 minutos, retire os ossos das aparas e reserve)
Preparo
1. Acomode o lombo de bacalhau com a pele para cima numa assadeira de ferro e também os legumes cortados.
2. Regue com o leite de coco de bacalhau e o azeite.
3. Leve ao forno aquecido a 180°C e asse por 15 minutos.
4. Retire do forno e junte as ervas rasgadas com a mão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop