Foto mostra luxo em cela de presídio militar do Rio


Uma vistoria feita pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em dezembro do ano passado mostra que algumas celas da Unidade Prisional da Polícia Militar do Rio contavam com eletrodomésticos, cozinhas montadas, sofás, espreguiçadeiras, ar condicionado, TV de plasma e piso de cerâmica.

A unidade hoje abriga 325 presos, dos quais 41 ex-policiais mantidos ali por decisão judicial.

"Não há, em realidade, celas, mas, sim apartamentos cuja metragem varia de acordo com a patente do militar presoº, descreve o relatório do juiz Ulysses de Oliveira Gonçalves Júnior, responsável pela vistoria.

A situação é bem diferente em outros presídios visitados pela equipe do CNJ. No Ary Franco, um dos presídios que compõem o complexo penitenciário de Bangu, na zona oeste, o grupo apontou superlotação, com celas mal iluminadas e que ficam alagadas em dias de chuvas.

"Além da superlotação, faltam colchões, cobertores, material de limpeza e higiene. [...] Como as celas são coletivas, o espaço no plano horizontal é demasiado reduzido para todos", diz o relatório.

A mordomia na Unidade Prisional da PM (antigo Batalhão Especial Prisional) não é novidade. No local já foram flagradas festas de detentos. No ano passado, 2.600 latas de cerveja foram apreendidas quando eram entregues no local.

Em nota, a PM afirmou que "há benefícios que são resultado de bom comportamento. Ventiladores não são benefícios conquistados, e sim trazidos por familiares de presos e autorizados. A Corregedoria já retirou, desde a inspeção, diversos televisores. Restam apenas dois, que atendem coletivamente aos internos."

O órgão afirma ainda que todas as irregularidades apontadas no relatório "são ou foram motivo de averiguação, sindicância ou Inquérito Policial-Militar". Não foi divulgado o resultado de qualquer uma dessas investigações.


Foto divulgada pelo CNJ mostra luxo em uma das celas de uma unidade prisional da Polícia Militar do Rio de Janeiro
Foto divulgada pelo CNJ mostra luxo em uma das celas de uma unidade prisional da Polícia Militar do Rio de Janeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar

Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?

Barquinho pop-pop